Rankings nacionais consolidam Jundiaí como uma das melhores cidades do Brasil
Publicada em 25/12/2023 às 08:00
Uma cidade organizada e que avança pautada no planejamento. Essa é Jundiaí, que segue na rota do desenvolvimento e se consolida a cada ano como uma das melhores do Brasil. Esses fatores contribuíram mais uma vez para o município se destacar em uma série de rankings nacionais ao longo de 2023, que mensuram o potencial da cidade em diversas frentes.
Os indicadores Economia e Finanças Públicas foram destaque em um estudo técnico elaborado pelo Núcleo de Estudos das Cidades (NEC), composto por professores da USP (São Carlos), UFSCAR (São Carlos) e Fatec (Jaú), e colocaram a cidade em 1º lugar em gestão financeira no Estado – à frente de cidades como Barueri, Campinas e São Paulo. As finanças públicas em ordem permitem investimentos que garantem o desenvolvimento da cidade e mais qualidade de vida para a população.
E por falar em qualidade de vida, o mesmo estudo cravou Jundiaí como a segunda cidade de São Paulo nesse quesito. Recentemente, inclusive, foi divulgada uma pesquisa do Instituto de Longevidade que colocou o município como a 7ª melhor cidade do Brasil para envelhecer, com bom desempenho em economia, educação, trabalho e bem-estar.
Organização e planejamento alçam Jundiaí ao topo de rankings nacionais
“Jundiaí avança sem deixar as pessoas para trás. A pujança econômica do município possibilita investimentos em saúde, educação, segurança, geração de emprego e renda, dentre tantos outros que ofertam o melhor serviço para a população e permitem o desenvolvimento integral das pessoas”, afirma o Prefeito Luiz Fernando Machado.
Os investimentos em tecnologia, dentro do Programa Jundiaí, Cidade Inteligente, também rende frutos anualmente e são atestados em eventos de grande porte voltados ao tema.
Neste ano Jundiaí recebeu o Prêmio InovaCidade, promovido pela Smart City Business Brazil Congress (SCB-Br). A cidade foi premiada pela Implantação do Software “Alertas da Primeira Infância”, plataforma que integra os dados de três áreas de governo e aproveita os cadastros das Unidades de Gestão de Promoção da Saúde, de Educação e de Assistência e Desenvolvimento Social, apresentando as informações sobre os serviços utilizados e emitindo alertas que permitirão a tomada de decisões que vão refletir no bem-estar da criança e da gestante.
Jundiaí é a segunda cidade do Estado de São Paulo quando o assunto é qualidade de vida
Em outro evento, no Connected Smart Cities, Jundiaí conquistou o Selo Connected Smart Cities nível prata. O reconhecimento indica que a cidade tem boas práticas em cidades inteligentes, se destaca pelo planejamento integrado e monitoramento constante da execução dos projetos, além de incentivar o desenvolvimento dos municípios no tema.
“Jundiaí tem planejamento a longo prazo e visão de futuro para continuar ofertando o melhor serviço público ao cidadão. Além disso, implantamos uma gestão orientada para resultados e otimização dos recursos que trazem o que há de mais moderno para que o nosso município continue avançando. Uma cidade é considerada de excelência quando os indicadores mostram isso”, comenta o Gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi.
Certificação
Neste ano, a cidade foi certificada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, que atesta a conformidade de seus indicadores para serviços urbanos e qualidade de vida de acordo com a Norma ABNT NBR ISO 37120. O documento reforça à população a qualidade dos serviços públicos oferecidos, bem como a qualidade de vida aos moradores.
No total, 19 temas foram avaliados. São eles: Água, Agricultura local/urbana e segurança alimentar, Economia, Educação, Energia, Esgotos, Esporte e Cultura, Meio Ambiente e mudanças climáticas, Finanças, Governança, Saúde, Habitação, População e condições sociais, Planejamento urbano, Recreação, Segurança, Resíduos Sólidos, Telecomunicações e Transporte. A cidade de Jundiaí conquistou o nível BRONZE.
Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafo PMJ
Funss libera lista de contemplados em workshops de gastronomia Publicada em 19/11/2024 às 15:33 O Fundo Social de Solidariedade (Funss) divulga hoje (19), a lista com os nomes dos contemplados para cursos e workshops de capacitação em sua unidade. A pré-inscrição foi realizada pela internet, no dia 18 de novembro. O critério para a seleção e formação de turmas foi a ordem de envio do formulário Google. Confira a lista: Workshop de doces práticos e lucrativos Luciana Alves Borges Samara Renata Itamara Quaresma Gondim Mariza Duarte Laranja Patricia Bulisani Wurgler Buim Ana Paula Viotti Seixas L Adrielli Mantuani Rosalva Biliero Graziela Pistarini Helena Pereira Da Boa Ventura Elaine De Moraes Jaqueline Ferreira Barbosa Katia Cilene De Camargo Vanilda Nunes Dos Santos Daniele Cristina Do Prado Reis Rita Eli Zanin Miguel Sumaia Cristina Crecchi Barboza Sidney Vivian Mara Bulizani Lucato Rosângela Aparecida Longue Marques Maria Júlia De Morais Rizzieri Workshop de tortas Erika Harth Chu...
Comentários