Doce de leite argentino
INGREDIENTES
4 xícaras de leite integral (de preferência, um leite mais gorduroso)
1 xícara de açúcar
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio (ajuda a evitar que o leite derrame e dá a cor caramelizada)
1 colher de chá de essência de baunilha (opcional)
MODO DE PREPARO
Em uma panela grande (o leite vai espumar, então é melhor usar uma panela com bastante espaço), misture o leite e o açúcar.
Leve ao fogo médio e mexa até o açúcar dissolver completamente.
Assim que o açúcar dissolver, adicione o bicarbonato de sódio e misture bem. Se quiser, acrescente também a essência de baunilha para um saborzinho a mais.
Reduza o fogo para baixo. A partir de agora, você precisa ter paciência: deixe o leite cozinhando lentamente, mexendo de vez em quando. Isso pode levar cerca de 1 a 2 horas. O segredo é o cozimento lento e constante.
Você vai notar que a mistura vai engrossar e começar a ficar com uma cor mais caramelizada.
Quando atingir a consistência de um creme espesso e com a cor característica do doce de leite argentino (um marrom caramelizado), retire do fogo.
Deixe esfriar um pouco e depois transfira para um pote de vidro.
Conserve na geladeira.
DICAS
Pronto! Agora é só saborear seu doce de leite argentino caseiro, perfeito para comer com pães, torradas ou como recheio de bolos e doces. É uma delícia!
Investimento tecnológico sustentável impulsionará emprego e renda em Jundiaí Publicada em 20/11/2025 às 15:00 Jundiaí recebeu representantes da Casa dos Ventos e da Ascenty, empresas reconhecidas nacional e internacionalmente por suas operações sustentáveis em energia renovável e infraestrutura tecnológica. A parceria entre as duas organizações garantirá à cidade a implantação de um novo empreendimento totalmente baseado em energia limpa e no uso de água de reuso, assegurando operação moderna, de grande porte e sem impactos ao abastecimento local. Logo na apresentação, as empresas reforçaram que toda a energia utilizada será 100% renovável, fornecida pela Casa dos Ventos, e que o sistema adotará circuito fechado de água tratada e reutilizada, eliminando a necessidade de captação adicional. O modelo já é referência no setor e se alinha às diretrizes ambientais do município. Mark Willian, Humberto Cereser, Cássia Carpi, Luciana Tango, Clécio Eloy, Gustavo Martinelli, Marcos Siqueira, ...
Comentários