Embalagem fortalece cooperativa de Jundiaí no mercado
Publicada em 21/12/2023 às 07:57
Um obstáculo trouxe uma solução, que fortaleceu a participação da Cooperativa Agrícola Nossa Senhora das Vitórias de Jundiaí no mercado brasileiro. Com dificuldades de encontrar caixas de madeira para a venda do caqui, carro-chefe da corporação, os dirigentes optaram pelas embalagens de papelão. A iniciativa deu impulso aos negócios, que passou a investir na melhoria da qualidade dos seus produtos.
“Fomos os primeiros produtores do mercado brasileiro a usar a caixa de papelão para o caqui. Isso foi no início da cooperativa, há 21 anos. A iniciativa despertou a importância de investir na qualidade dos nossos produtos”, explica Orlando Steck, agricultor e presidente da cooperativa. Com a nova embalagem, os frutos chegam com melhor qualidade para o consumidor final.
Anualmente, a cooperativa contabiliza a venda de 500 mil caixas de 6 quilos de caqui, com uma clientela fidelizada nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Goiânia, Pernambuco e Bahia. “Acho que podemos considerar o mercado do caqui conquistado”, comemora Steck.
Para alcançar posição de destaque, a corporação investiu ainda na qualidade dos seus produtos. Por meio do Projeto Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável – Acesso ao Mercado (Microbacias II), a cooperativa adquiriu uma máquina inédita eletrônica para a classificação e embalagens de frutas. O equipamento abrange esteira de alimentação automática, mesa de seleção, módulo de escovas, esteira para refugo, duas esteiras em PVC, túnel de calor, polidora, esteira caia cheia, calibrador, monovia e quadro de comando. A máquina foi paga com 70% com recursos do Estado de São Paulo e 30% da cooperativa.
Fruta com embalagens reforçadas garantem qualidade; investimento coloca caqui jundiaiense em destaque
Durante a safra da fruta, entre os meses de fevereiro e julho, o processo demanda a contração de 120 trabalhadores temporários. A cooperativa também instalou cinco câmaras climatizadoras, que ajudam no equilíbrio do tanino produzido pela fruta. Com isso, o produto chega com as condições necessárias de consumo.
“Toda a produção é vendida. A melhoria do processo de qualidade beneficia o pequeno, médio e grande produtor. Ganhamos com o volume da marca padrão e na hora de comprar a embalagem”, detalha o presidente da cooperativa.
Com 28 associados, a cooperativa faz ainda a comercialização de uva e ameixa durante o ano. Steck lembra ainda que os programas da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT) da Prefeitura de Jundiaí também têm contribuído para a melhoria da qualidade dos produtos da cooperativa: “Tem ajudado em muita coisa que precisamos”.
A Prefeitura de Jundiaí aumentou em 474% os investimentos nos programas da UGAAT nos últimos seis anos. Em 2017, o orçamento para o agronegócio era de R$ 317 mil. Em 2023, saltou para R$ 1.821.700,00.
O agronegócio é um dos mais importantes setores econômicos do município com 1.578 unidades produtoras de alimentos, das quais 95% possuem até 50 hectares, com presença marcante de pequenos e médios empreendimento com a geração de trabalho e renda para toda a família.
Assessoria de Imprensa
Funss libera lista de contemplados em workshops de gastronomia Publicada em 19/11/2024 às 15:33 O Fundo Social de Solidariedade (Funss) divulga hoje (19), a lista com os nomes dos contemplados para cursos e workshops de capacitação em sua unidade. A pré-inscrição foi realizada pela internet, no dia 18 de novembro. O critério para a seleção e formação de turmas foi a ordem de envio do formulário Google. Confira a lista: Workshop de doces práticos e lucrativos Luciana Alves Borges Samara Renata Itamara Quaresma Gondim Mariza Duarte Laranja Patricia Bulisani Wurgler Buim Ana Paula Viotti Seixas L Adrielli Mantuani Rosalva Biliero Graziela Pistarini Helena Pereira Da Boa Ventura Elaine De Moraes Jaqueline Ferreira Barbosa Katia Cilene De Camargo Vanilda Nunes Dos Santos Daniele Cristina Do Prado Reis Rita Eli Zanin Miguel Sumaia Cristina Crecchi Barboza Sidney Vivian Mara Bulizani Lucato Rosângela Aparecida Longue Marques Maria Júlia De Morais Rizzieri Workshop de tortas Erika Harth Chu...
Comentários