Em Brasília, Jundiaí é premiada por eliminar transmissão vertical do HIV
Publicada em 10/12/2023 às 08:35
O gestor de Promoção da Saúde, Tiago Texera, e a médica infectologista do Ambulatório de Infectologia (AMI), Flávia Morais Gennari Pinheiro, receberam nesta sexta-feira (8), em cerimônia em Brasília, o certificado pela Eliminação da Transmissão Vertical do HIV. Somente 28 cidades do País alcançaram os indicadores, sendo premiadas pelo Ministério da Saúde (MS).
“Há 12 anos, não registramos casos e essa conquista é fruto de um trabalho intersetorial para prevenção, diagnóstico e tratamento da doença, e da oferta de pré-natal adequado, com toda assistência à gestante. Passamos por um processo minucioso e estamos felizes por essa conquista, que é de todo um time e um marco para a cidade”, destacou Texera, que estava representando o prefeito Luiz Fernando Machado.
A conquista é um marco para a cidade, que não registra casos há 12 anos
“Essa certificação é um reconhecimento do trabalho realizado pela equipe de saúde e vigilância em saúde no nosso Município. Demonstra a importância do cuidado e acolhimento de todas as pessoas vivendo com HIV, especialmente as gestantes. Estamos muito orgulhosos do nosso trabalho e das nossas equipes”, acrescentou Flávia.
A transmissão vertical acontece quando a mãe não é diagnosticada e/ou tratada adequadamente e transmite a infecção do HIV para criança durante a gestação ou parto, podendo, no caso do HIV, também ocorrer a transmissão durante a amamentação.
A cidade, além de ofertar testagem, PEP e PrEP e assistência a partir do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) IST/HIV, do AMI e da Atenção Básica, dispõe de um Grupo de Trabalho Intersetorial de Investigação à Transmissão Vertical do HIV, responsável pela investigação e discussão de todos os casos, e de uma rede de cuidados intersetoriais às gestantes usuárias de álcool e/ou outras drogas.
Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
Exposição ‘Bifurcações Extravagantes’ acontece de 9 a 11 de janeiro no Espaço Expressa Publicada em 09/01/2026 às 09:00 O Espaço Expressa de Jundiaí será palco, de sexta a domingo (9, 10 e 11 de janeiro), da Exposição “Bifurcações Extravagantes”, da artista Lima Bo. O evento conta com apoio da Prefeitura de Jundiaí, através da Secretaria Municipal de Cultura (SMCULT), tem entrada gratuita ao público e reúne um conjunto de 10 obras, entre esculturas, pinturas, colagens digitais e vídeos, concebidas a partir de investigações sobre memória, tempo e matéria. A mostra propõe um percurso sensorial e poético em que corpo, território e palavra se entrelaçam, convidando o público a experimentar o espaço como quem atravessa uma paisagem em movimento. Exposição da artista Lima Bo vai até 31 de janeiro no Espaço Expressa, com entrada gratuita ao público Inspirada no verso de Fernando Pessoa, “Afinal, a melhor maneira de viajar é sentir”, em diálogo com o poema Paisagem Vestida, Lima Bo constrói...
Comentários