Prefeitura de Jundiaí atua no combate ao vandalismo e amplia manutenção nos terminais de ônibus
Publicada em 08/02/2026 às 08:00
A Prefeitura de Jundiaí está intensificando as ações de manutenção e conservação dos terminais urbanos de ônibus e reforça o pedido de apoio da população diante dos recorrentes casos de vandalismo e furtos de equipamentos, especialmente nos banheiros e bebedouros dos sete terminais da cidade.
Novo bebedouro instalado no Terminal Vila Arens
Atualmente, a Administração Municipal está realizando a instalação de novos bebedouros em todos os terminais (Central, Eloy Chaves, Colônia, CECAP, Hortolândia, Rami e Vila Arens ), com o objetivo de garantir mais conforto e dignidade aos mais de 90 mil passageiros que utilizam diariamente o transporte público. No entanto, esses equipamentos estão entre os principais alvos de vandalismo, assim como vasos sanitários, torneiras, descargas, portas, fechaduras e pias dos banheiros.
Sempre que ocorrem danos ou furtos, a Guarda Municipal de Jundiaí é acionada, e os reparos são realizados conforme a disponibilidade de materiais e equipes. Em todo o ano de 2025, a Secretaria Municipal de Mobilidade e Transporte (SMMT) registrou 946 acionamentos para manutenção nos terminais, o que representa uma média de 2,5 ocorrências por dia. O mês de dezembro concentrou o maior número de registros, com 134 casos.
A Prefeitura orienta que, ao presenciar atos de vandalismo ou furto, a população acione imediatamente a Guarda Municipal de Jundiaí pelos telefones 153 ou (11) 4492-9060. Também é possível registrar a ocorrência por meio do aplicativo “153 Jundiaí”, que permite o envio de mensagens, fotos e vídeos, contribuindo para a identificação dos responsáveis e a preservação dos espaços públicos.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
Exposição ‘Bifurcações Extravagantes’ acontece de 9 a 11 de janeiro no Espaço Expressa Publicada em 09/01/2026 às 09:00 O Espaço Expressa de Jundiaí será palco, de sexta a domingo (9, 10 e 11 de janeiro), da Exposição “Bifurcações Extravagantes”, da artista Lima Bo. O evento conta com apoio da Prefeitura de Jundiaí, através da Secretaria Municipal de Cultura (SMCULT), tem entrada gratuita ao público e reúne um conjunto de 10 obras, entre esculturas, pinturas, colagens digitais e vídeos, concebidas a partir de investigações sobre memória, tempo e matéria. A mostra propõe um percurso sensorial e poético em que corpo, território e palavra se entrelaçam, convidando o público a experimentar o espaço como quem atravessa uma paisagem em movimento. Exposição da artista Lima Bo vai até 31 de janeiro no Espaço Expressa, com entrada gratuita ao público Inspirada no verso de Fernando Pessoa, “Afinal, a melhor maneira de viajar é sentir”, em diálogo com o poema Paisagem Vestida, Lima Bo constrói...
Comentários