Bolo mocha com sabor de café e chocolate muito fofo, que acompanha bem um café quentinho
Ingredientes da receita de bolo mocha
Para o bolo
2 ½ xícaras(chá) de farinha de trigo
2 xícaras(chá) de açúcar mascavo
1 xícara(chá) de café coado
¾ xícara(chá) de óleo
100 gramas de chocolate ao leite picado
2 ovos
1 colher(sopa) de fermento em pó
Para a cobertura
½ xícara(chá) de café coado
1 colher(sopa) de manteiga sem sal
2 colheres(sopa) de chocolate em pó 50%
1 caixinha de leite condensado
Flocos de chocolate para decorar
Folhinhas de hortelã a gosto
Modo de preparo
Do bolo
Numa vasilha coloque o óleo, os ovos, e bata bem com um fouet para homogeneizar.
Adicione o café coado, o açúcar mascavo, mexa bem, acrescente a farinha de trigo, o fermento em pó e misture para incorporar.
Coloque o chocolate ao leite picado e mexa delicadamente para agregar.
Despeje essa mistura numa forma redonda ( 22 cm de diâmetro) untada e polvilhada com açúcar mascavo e asse em forno pré-aquecido a 180 graus por cerca de 35 minutos.
Retire do forno, deixe amornar e desenforme numa travessa.
Da cobertura
Numa panela coloque o leite condensado, o chocolate 50% e misture bem para dissolver totalmente.
Adicione o café coado, a manteiga, misture bem, leve em fogo médio, mexendo sempre, até ferver, engrossar e obter ponto de brigadeiro de colher.
Retire do fogo e despeje sobre o bolo na travessa. Decore com flocos de chocolate em toda a borda e folhinhas de hortelã para dar um charme.
E o bolo mocha mais incrível do mundo ficou pronto!
Investimento tecnológico sustentável impulsionará emprego e renda em Jundiaí Publicada em 20/11/2025 às 15:00 Jundiaí recebeu representantes da Casa dos Ventos e da Ascenty, empresas reconhecidas nacional e internacionalmente por suas operações sustentáveis em energia renovável e infraestrutura tecnológica. A parceria entre as duas organizações garantirá à cidade a implantação de um novo empreendimento totalmente baseado em energia limpa e no uso de água de reuso, assegurando operação moderna, de grande porte e sem impactos ao abastecimento local. Logo na apresentação, as empresas reforçaram que toda a energia utilizada será 100% renovável, fornecida pela Casa dos Ventos, e que o sistema adotará circuito fechado de água tratada e reutilizada, eliminando a necessidade de captação adicional. O modelo já é referência no setor e se alinha às diretrizes ambientais do município. Mark Willian, Humberto Cereser, Cássia Carpi, Luciana Tango, Clécio Eloy, Gustavo Martinelli, Marcos Siqueira, ...
Comentários