41ª Festa da Uva encerra edição com mais de 307 mil visitantes e público de 34 países
Publicada em 11/02/2026 às 16:00
A 41ª Festa da Uva e 12ª Expo Vinhos de Jundiaí encerraram mais uma edição, consolidando-se como a maior festa do gênero da América Latina. Realizado ao longo de quatro finais de semana, o evento recebeu 307.849 visitantes, reforçando seu papel como um dos principais atrativos turísticos, culturais e gastronômicos do país.
Mesmo diante de um janeiro atípico, marcado por volumes elevados de chuva, o brilho da festa se manteve e conquistou não apenas os jundiaienses, mas também visitantes de cidades da região, de todo o Brasil e do exterior. Somente no último mês, Jundiaí acumulou 491 milímetros de chuva, volume superior ao registrado no mesmo período de 2025 (327 mm). Até o dia 09 de fevereiro de 2026, o acumulado já chega a 723.8 milímetros. Ainda assim, a programação diversificada, a estrutura e o acolhimento do público garantiram o sucesso da edição.
Corte da Uva e Mis Pérola Negra durante o Brinde ao Pôr do Sol
A Festa da Uva reafirmou seu alcance ao receber visitantes de 24 Unidades da Federação (23 estados brasileiros e o Distrito Federal), representando praticamente todas as regiões do país. Entre os estados presentes estiveram São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina, além de registros do Amazonas, Acre, Bahia, Paraná, entre outros.
No cenário internacional, o destaque foi ainda maior: foram identificados visitantes de 34 países, distribuídos por todos os continentes, consolidando a Festa da Uva como um evento de alcance mundial.
Alcance e projeção global histórica
A 41ª Festa da Uva e 12ª Expo Vinhos de Jundiaí ampliaram ainda mais sua projeção em 2026. Com base no cruzamento de dados da Pesquisa de Visitantes, das fichas de avaliação dos expositores e no monitoramento de balanços oficiais, o evento registrou um alcance global significativo.
Países visitantes – edição 2026
Américas (11):
Argentina, Bolívia, Canadá, Chile, Colômbia, Equador, Estados Unidos, México, Paraguai, Uruguai e Venezuela.
Europa (11):
Alemanha, Espanha, França, Itália, Noruega, Países Baixos (Holanda), Polônia, Portugal, Reino Unido (Inglaterra), Rússia e Suécia.
Ásia e Oceania (8):
Austrália, China, Índia, Irã, Japão, Tailândia, Turquia e Ucrânia.
África (4):
Angola, Marrocos, Moçambique e Somália.
Esse panorama reforça o reconhecimento internacional da Festa da Uva e evidencia o potencial turístico de Jundiaí, que, mesmo diante de um janeiro marcado por chuvas intensas, consolidou uma edição histórica em público e alcance global.
Tradição, identidade e fortalecimento da cidade
Ao longo de quatro finais de semana, a 41ª Festa da Uva e 12ª Expo Vinhos reforçaram a identidade de Jundiaí como referência na viticultura brasileira, celebrando a Uva Niagara Rosada, os produtores rurais e a história que deu origem ao evento. Mais do que números, a edição de 2026 ficou marcada pela resiliência, pelo engajamento do público e pela capacidade de Jundiaí de realizar um grande evento mesmo diante de desafios climáticos.
Referência na viticultura brasileira
Forte produção rural
Grande público
A Festa da Uva reuniu música, tradição, cultura, agricultura, economia criativa e lazer em um ambiente pensado para todos os públicos, com espaços temáticos, atividades para crianças, áreas gastronômicas, valorização dos produtores rurais e ações de acessibilidade e inclusão.
Com público expressivo, alcance nacional e internacional e reconhecimento do público, a Festa da Uva se despede desta edição reafirmando seu lugar de destaque no calendário turístico e cultural do Brasil e já deixando expectativa para o próximo ano.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
Investimento tecnológico sustentável impulsionará emprego e renda em Jundiaí Publicada em 20/11/2025 às 15:00 Jundiaí recebeu representantes da Casa dos Ventos e da Ascenty, empresas reconhecidas nacional e internacionalmente por suas operações sustentáveis em energia renovável e infraestrutura tecnológica. A parceria entre as duas organizações garantirá à cidade a implantação de um novo empreendimento totalmente baseado em energia limpa e no uso de água de reuso, assegurando operação moderna, de grande porte e sem impactos ao abastecimento local. Logo na apresentação, as empresas reforçaram que toda a energia utilizada será 100% renovável, fornecida pela Casa dos Ventos, e que o sistema adotará circuito fechado de água tratada e reutilizada, eliminando a necessidade de captação adicional. O modelo já é referência no setor e se alinha às diretrizes ambientais do município. Mark Willian, Humberto Cereser, Cássia Carpi, Luciana Tango, Clécio Eloy, Gustavo Martinelli, Marcos Siqueira, ...
Comentários