Jundiaí inicia vacinação contra a dengue para profissionais da Atenção Primária
Publicada em 06/02/2026 às 17:00
A Secretaria de Promoção da Saúde de Jundiaí inicia, na próxima segunda-feira (9), a vacinação contra a dengue destinada aos profissionais que atuam na Atenção Primária à Saúde do município. Nesta etapa, Jundiaí receberá 1.054 doses do imunizante, que serão destinadas exclusivamente a profissionais que atuam na Atenção Primária à Saúde, considerando o papel estratégico desses trabalhadores no cuidado direto à população e no enfrentamento às arboviroses.
A estratégia contempla profissionais como médicos, enfermeiros, agentes comunitários de saúde, odontólogos, nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas e educadores físicos. Também serão imunizados os trabalhadores administrativos que atuam na Atenção Primária à Saúde, como recepcionistas, seguranças, equipes de limpeza e auxiliares.
Nesta etapa, Jundiaí receberá 1.054 doses do imunizante para profissionais da Atenção Primária a Saúde
A ação integra o início da campanha do Programa Nacional de Imunizações (PNI). “Essa nova etapa da vacinação é fundamental para proteger os profissionais que estão na linha de frente do atendimento, fortalecendo a rede de saúde como um todo. Ao imunizar quem cuida, garantimos mais segurança, continuidade dos serviços e uma resposta mais eficiente no enfrentamento da dengue”, salienta a coordenadora da Vigilância Epidemiológica (VE), Carolina de Azevedo.
A ação acompanha o início da campanha em todo o Estado de São Paulo, que passa a ofertar a vacina Butantan-DV nos 645 municípios paulistas.
Desenvolvida pelo Instituto Butantan, a vacina é a primeira contra a dengue do mundo aplicada em dose única, com proteção contra os quatro sorotipos da doença. O imunizante foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para pessoas de 12 a 59 anos. Estudos apontam eficácia de quase 75% contra casos gerais da doença, mais de 91% contra casos graves e 100% contra hospitalizações.
Em Jundiaí, prossegue a vacinação contra a dengue com a QDenga para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, conforme calendário vigente, conforme já é estabelecido nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Clínicas da Família.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Arquivo PMJ
Exposição ‘Bifurcações Extravagantes’ acontece de 9 a 11 de janeiro no Espaço Expressa Publicada em 09/01/2026 às 09:00 O Espaço Expressa de Jundiaí será palco, de sexta a domingo (9, 10 e 11 de janeiro), da Exposição “Bifurcações Extravagantes”, da artista Lima Bo. O evento conta com apoio da Prefeitura de Jundiaí, através da Secretaria Municipal de Cultura (SMCULT), tem entrada gratuita ao público e reúne um conjunto de 10 obras, entre esculturas, pinturas, colagens digitais e vídeos, concebidas a partir de investigações sobre memória, tempo e matéria. A mostra propõe um percurso sensorial e poético em que corpo, território e palavra se entrelaçam, convidando o público a experimentar o espaço como quem atravessa uma paisagem em movimento. Exposição da artista Lima Bo vai até 31 de janeiro no Espaço Expressa, com entrada gratuita ao público Inspirada no verso de Fernando Pessoa, “Afinal, a melhor maneira de viajar é sentir”, em diálogo com o poema Paisagem Vestida, Lima Bo constrói...
Comentários