Em 12 meses, fila cirúrgica oncológica reduz 75% e tempo de acesso cai mais de 60%
Publicada em 09/02/2026 às 08:00
Um dos avanços mais importantes da saúde pública de Jundiaí em 2025 está diretamente ligado ao cuidado com pacientes oncológicos. O município reduziu a fila de cirurgias oncológicas em 75% para pacientes em condições clínicas para o procedimento, o que representa um avanço decisivo para o prognóstico e a qualidade de vida de quem enfrenta a doença.
A mudança foi possível a partir de uma articulação entre a Prefeitura, por meio do Departamento de Regulação em Saúde (DRS), e o Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), referência regional em oncologia. Por meio dessa articulação, além da redução de pacientes aguardando pelo procedimento, o tempo médio de acesso para o tratamento cirúrgico, segundo balanço realizado em janeiro deste ano pelo hospital, atualmente é de até 60 dias, prazo preconizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e mais de 60% menor do que o registrado em dezembro de 2024, de 180 a 210 dias. O tempo para agendamento também pode variar de acordo com as condições clínicas do paciente.
Os avanços foram possíveis graças a um conjunto de ações estruturantes, entre elas a execução ininterrupta das cirurgias oncológicas no Hospital São Vicente, que antes eram suspensas quando havia superlotação no hospital, conforme previa o Plano de Capacidade Plena. Também houve remanejamento de cirurgias de menor complexidade para outras unidades e a liberação de salas do HSV para a oncologia. Além disso, as equipes médicas e cirúrgicas foram reestruturadas e o uso do centro cirúrgico foi disponibilizado aos sábados para cirurgias eletivas.
Articulação entre Prefeitura e HSVP permitiu readequação do fluxo para atender pacientes oncológicos
“Com essa nova pactuação, que reconhece a urgência deste tipo de intervenção, conseguimos ampliar as chances de controle da doença e promover mais qualidade de vida aos pacientes que aguardam pela cirurgia”, afirma a diretora do DRS, Suellen Melo.
Para o cirurgião oncológico Izandro Régis de Brito Santos, que coordena o serviço de oncologia no Hospital São Vicente, a medida possibilita que pacientes em processo de tratamento sejam submetidos à cirurgia em tempo oportuno e sincronizado com os ciclos de radioterapia e quimioterapia. “Isso é muito importante porque evita prejuízos ao tratamento devido à longa espera pela cirurgia, durante a qual o tumor pode voltar a crescer. Com isso, garantimos que tudo seja feito no tempo correto.”
Da suspeita ao cuidado especializado
O fortalecimento da linha de cuidado oncológico no município também passa pelo investimento no diagnóstico precoce e na organização da rede para que o paciente chegue mais rapidamente ao serviço adequado.
Nesse contexto, Jundiaí mantém parceria com o A.C. Camargo Cancer Center, por meio do Programa Missão A.C. Camargo, que apoia a qualificação da rede oncológica municipal. A iniciativa contribui para aprimorar a jornada do paciente com câncer desde a suspeita inicial, passando pelo diagnóstico, até o encaminhamento para tratamento e acompanhamento especializado.
“A proposta é garantir que o paciente seja direcionado à ‘porta certa’ diante de sinais e sintomas suspeitos, com um olhar mais humanizado e integrado, reduzindo atrasos e aumentando as chances de um tratamento eficaz. Com essas ações, conseguiremos promover mais qualidade no diagnóstico e, em caso cirúrgico, oferecer uma rede estruturada para o melhor atendimento”, ressalta a secretária de Promoção da Saúde, Márcia Facci.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
Exposição ‘Bifurcações Extravagantes’ acontece de 9 a 11 de janeiro no Espaço Expressa Publicada em 09/01/2026 às 09:00 O Espaço Expressa de Jundiaí será palco, de sexta a domingo (9, 10 e 11 de janeiro), da Exposição “Bifurcações Extravagantes”, da artista Lima Bo. O evento conta com apoio da Prefeitura de Jundiaí, através da Secretaria Municipal de Cultura (SMCULT), tem entrada gratuita ao público e reúne um conjunto de 10 obras, entre esculturas, pinturas, colagens digitais e vídeos, concebidas a partir de investigações sobre memória, tempo e matéria. A mostra propõe um percurso sensorial e poético em que corpo, território e palavra se entrelaçam, convidando o público a experimentar o espaço como quem atravessa uma paisagem em movimento. Exposição da artista Lima Bo vai até 31 de janeiro no Espaço Expressa, com entrada gratuita ao público Inspirada no verso de Fernando Pessoa, “Afinal, a melhor maneira de viajar é sentir”, em diálogo com o poema Paisagem Vestida, Lima Bo constrói...
Comentários