Um ano de vacinação contra COVID-19 em Jundiaí: 866,9 mil doses aplicadas que reduzem as mortes em novo pico da doença
Publicada em 21/01/2022 às 15:43
Foram 365 dias e 866.955 doses de vacinas aplicadas contra a COVID-19 que marcam o aniversário de um ano do início da vacinação em Jundiaí. O quantitativo aplicado na cidade, tem garantido à população enfrentar o novo pico da pandemia, registrado neste mês de janeiro, com oito vezes menos mortes que o registrado, até então, no pior momento da doença. A vacinação, neste momento, avança para a imunização das crianças entre 5 e 11 anos, para nova etapa de enfrentamento ao vírus.
“Jundiaí se preparou para a vacinação da população contra a COVID-19. Com estrutura e equipes, mobilizou profissionais de Saúde para aplicar mais de 860 mil doses de imunizantes entre idosos, adultos, jovens e agora, as crianças. São essas doses que estão protegendo a população para enfrentar essa nova investida da doença. Apesar de Jundiaí registrar o maior número de casos de síndrome gripal, os casos graves são quatro vezes menores e as mortes, oito vezes menos”, comenta o prefeito Luiz Fernando Machado.
De acordo com dados da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), no pior pico da pandemia, registrado entre 15 a 21 de março, com poucas pessoas vacinadas, Jundiaí vivenciou o pico de internações, com 503 pessoas ocupando leito pela doença entre hospitais públicos e privados. Neste mesmo período, a média móvel de pessoas mortas pela doença era de 8/dia, com cerca de 3,4 mil casos positivos por semana.
Mais cliques do ano da vacinação podem ser conferidos no Flickr da Prefeitura de Jundiaí
Um ano depois, a cidade registra pouco mais de 9,4 mil atendimentos por síndrome gripal na última semana (10 a 16 de janeiro) e 40% de positividade para COVID-19, ou seja, os mesmos 3,4 mil casos. No entanto, o número de leitos ocupados pela doença no período são de 110, quase cinco vezes menos, e a média móvel de óbitos de uma pessoa, ou seja, oito vezes menor.
“O impacto que a variante Ômicron causa em populações que não estão totalmente vacinadas é imenso. Jundiaí tem conseguido superar essa contaminação acelerada com menor impacto nos hospitais em decorrência de todo o trabalho de vacinação feito na cidade. Mas, é essencial lembrar que a imunização completa é conseguida apenas com três doses para os adultos. Por isso, quem já está no prazo para a recepção da vacina, não perca tempo. Se proteja e proteja quem você ama”, comenta o gestor da UGPS, Tiago Texera.
Em números:
866.955 doses aplicadas
358.938 em 1ª dose
346.204 em 2ª dose
150.300 em 3ª dose
11.529 em dose única
Assessoria de Imprensa
Funss libera lista de contemplados em workshops de gastronomia Publicada em 19/11/2024 às 15:33 O Fundo Social de Solidariedade (Funss) divulga hoje (19), a lista com os nomes dos contemplados para cursos e workshops de capacitação em sua unidade. A pré-inscrição foi realizada pela internet, no dia 18 de novembro. O critério para a seleção e formação de turmas foi a ordem de envio do formulário Google. Confira a lista: Workshop de doces práticos e lucrativos Luciana Alves Borges Samara Renata Itamara Quaresma Gondim Mariza Duarte Laranja Patricia Bulisani Wurgler Buim Ana Paula Viotti Seixas L Adrielli Mantuani Rosalva Biliero Graziela Pistarini Helena Pereira Da Boa Ventura Elaine De Moraes Jaqueline Ferreira Barbosa Katia Cilene De Camargo Vanilda Nunes Dos Santos Daniele Cristina Do Prado Reis Rita Eli Zanin Miguel Sumaia Cristina Crecchi Barboza Sidney Vivian Mara Bulizani Lucato Rosângela Aparecida Longue Marques Maria Júlia De Morais Rizzieri Workshop de tortas Erika Harth Chu...
Comentários