GMJ fortalece estrutura de patrulhamento com armas e novos guardas
Publicada em 19/01/2022 às 17:13
Com o objetivo de fortalecer a segurança pública na cidade, a Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ) recebeu na manhã desta quarta-feira (18) 80 pistolas calibre 380, 80 armas de eletrochoque e seis motocicletas 300 cilindradas, investimento que passa de R$ 1 milhão. Os novos equipamentos foram apresentados ao prefeito Luiz Fernando Machado na sede da Corporação, no Complexo Fepasa, que também pôde conhecer os 33 profissionais integrados à GMJ no ano passado e início deste ano. Entre 2018 e 2021, foram contratados 79 guardas municipais.
“Segurança é uma das prioridades da nossa gestão. Nossos investimentos são contínuos e permitem a modernização da Guarda Municipal, uma instituição que tem o respeito da comunidade e presta um serviço essencial”, observou o prefeito Luiz Fernando Machado. “E não paramos por aqui: para os próximos três anos temos programados mais de R$ 50 milhões em investimentos para segurança pública, que possibilitarão a construção de uma central de segurança onde estarão instalados a nova sede da Guarda Municipal e outros serviços de urgência e emergência como a Defesa Civil e Samu/Saec, na região da Vila Rami.” Além disso, o prefeito lembrou que está em construção o novo Canil da Guarda Municipal, no Vetor Oeste, um investimento de R$ 2,5 milhões.
Prefeito lembrou que a GM é uma instituição que tem o respeito da comunidade e presta um serviço essencial
As 80 pistolas calibre 380 foram adquiridas a partir de uma emenda parlamentar do deputado federal Miguel Haddad, no valor de R$ 400 mil. As 80 armas de eletrochoque (armamento não letal) e as seis motocicletas vieram através de recursos do BNDES, nos valores de R$ 390 mil e R$ 270 mil, respectivamente.
“A Guarda Municipal de Jundiaí é referência não só no Estado, mas também no país, graças a uma série de trabalhos e programas que garantem o bem-estar da comunidade. Esses investimentos contribuem para a modernização contínua da Corporação”, declarou Miguel.
Com a chegada dos novos armamentos, a GM praticamente abandona o uso do revólver calibre 38 e passa a utilizar pistolas e carabinas semiautomáticas. E, com as novas armas de eletrochoque, a Corporação passa a contar agora com quase 150 armas desse tipo à disposição da tropa. As seis novas motocicletas irão integrar uma frota de dez motos e 55 viaturas para o patrulhamento.
“A verdadeira beneficiada é a população de nossa cidade, que sabe que pode contar com uma Guarda atuante, moderna e cujo atendimento é de excelência”, disse o vice-prefeito Gustavo Martinelli.
A gestora da Unidade de Segurança, coronel Carla Basson, enfatizou a importância da Corporação para Jundiaí. “Temos uma Guarda presente nas ruas e dedicada 24 horas por dia. É importante que tenhamos guardas treinados e capacitados não só para Jundiaí, mas para apoiar toda a região metropolitana.”
Novos armamentos e motocicletas foram apresentadas; 33 guardas foram incorporados em 2021 e início de 2022
“Com novos equipamentos, damos ainda mais estrutura aos nossos profissionais”, informou o comandante da Guarda, Benedito Marcos Moreno. “Temos trabalhos diários e muito importantes junto à comunidade, como os programas Guardiã Maria da Penha, Bairro Seguro e a Ronda Escolar.”
Mais guardas
A Guarda Municipal tem recebido diferentes e importantes investimentos. No início deste ano, a Corporação passou a contar com mais 16 profissionais para atuar nas ruas. Somados aos 17 guardas formados em março de 2021, Jundiaí passa a ter 33 profissionais integrados à GMJ em menos de um ano.
Também estiveram presentes ao evento de entrega e apresentação dos novos guardas o gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, o presidente da Câmara de Jundiaí, Faouaz Taha, e os vereadores Adilson Roberto Pereira Junior, Daniel Lemos Dias Pereira, Edicarlos Vieira, Enivaldo Ramos de Freitas, José Antônio Kachan Júnior e Márcio Pentecostes de Sousa.
Assessoria de Imprensa
Foto: fotógrafo PMJ
Exposição ‘Bifurcações Extravagantes’ acontece de 9 a 11 de janeiro no Espaço Expressa Publicada em 09/01/2026 às 09:00 O Espaço Expressa de Jundiaí será palco, de sexta a domingo (9, 10 e 11 de janeiro), da Exposição “Bifurcações Extravagantes”, da artista Lima Bo. O evento conta com apoio da Prefeitura de Jundiaí, através da Secretaria Municipal de Cultura (SMCULT), tem entrada gratuita ao público e reúne um conjunto de 10 obras, entre esculturas, pinturas, colagens digitais e vídeos, concebidas a partir de investigações sobre memória, tempo e matéria. A mostra propõe um percurso sensorial e poético em que corpo, território e palavra se entrelaçam, convidando o público a experimentar o espaço como quem atravessa uma paisagem em movimento. Exposição da artista Lima Bo vai até 31 de janeiro no Espaço Expressa, com entrada gratuita ao público Inspirada no verso de Fernando Pessoa, “Afinal, a melhor maneira de viajar é sentir”, em diálogo com o poema Paisagem Vestida, Lima Bo constrói...
Comentários