Novo telescópio espacial da Nasa chega ao destino na órbita solar
Steve Gorman
O Telescópio Espacial James Webb da Nasa, projetado para dar ao mundo um vislumbre sem precedentes dos estágios iniciais do universo, chegou ao seu local de destino gravitacional em órbita ao redor do Sol nesta segunda-feira, a cerca de 1,6 milhão de quilômetros da Terra.
Com uma manobra final de correção de curso por propulsores de foguetes a bordo, o Webb alcançou uma posição de estabilidade orbital entre a Terra e o Sol conhecida como ponto Lagrange 2, ou L2, chegando um mês após o lançamento, disse a agência espacial em seu site.
Os propulsores foram ativados por engenheiros de controle de missão no Instituto Científico de Telescópio Espacial em Baltimore, e a equipe de solo usou sinais de rádio para confirmar que o Webb foi "inserido" com sucesso em um loop orbital ao redor de L2.
De seu ponto vantajoso no espaço, o Webb seguirá um caminho especial em constante alinhamento com a Terra, enquanto o planeta e o telescópio circulam o Sol em conjunto, permitindo contato de rádio ininterrupto.
Em comparação, o antecessor de 30 anos de Webb, o Telescópio Espacial Hubble, orbita a Terra a 547 km de distância, entrando e saindo da sombra do planeta a cada 90 minutos.
A atração combinada do Sol e da Terra em L2 manterá o telescópio firmemente no lugar, de modo que é preciso pouco impulso adicional de foguete para evitar que o Webb se desvie, disse Eric Smith, cientista do programa da Nasa para o Webb, à Reuters em entrevista na semana passada.
Investimento tecnológico sustentável impulsionará emprego e renda em Jundiaí Publicada em 20/11/2025 às 15:00 Jundiaí recebeu representantes da Casa dos Ventos e da Ascenty, empresas reconhecidas nacional e internacionalmente por suas operações sustentáveis em energia renovável e infraestrutura tecnológica. A parceria entre as duas organizações garantirá à cidade a implantação de um novo empreendimento totalmente baseado em energia limpa e no uso de água de reuso, assegurando operação moderna, de grande porte e sem impactos ao abastecimento local. Logo na apresentação, as empresas reforçaram que toda a energia utilizada será 100% renovável, fornecida pela Casa dos Ventos, e que o sistema adotará circuito fechado de água tratada e reutilizada, eliminando a necessidade de captação adicional. O modelo já é referência no setor e se alinha às diretrizes ambientais do município. Mark Willian, Humberto Cereser, Cássia Carpi, Luciana Tango, Clécio Eloy, Gustavo Martinelli, Marcos Siqueira, ...
Comentários