Ligue o forno baixo, 180 oC. Forre o fundo de uma forma redonda com papel manteiga. Unte com manteiga e polvilhe com uma camada fina de farinha de trigo. Eu usei uma forma de alumínio com 20 cm de diâmetro.
Derreta a manteiga no fogo bem baixo junto com o açúcar e o melado de cana. Mexa delicadamente até obter uma massa homogênea.
Aqueça o leite em uma panela pequena até ficar com a temperatura um pouco mais alta do que o corpo. Desligue o fogo e misture o bicabornato de sódio. Aguarde alguns minutos para dar tempo do bicabornato dissolver e formar bolinhas próximo à borda da panela. É uma espuminha leve, cheia de bolinhas pequenas.
Enquanto a mistura com a manteiga e a do leite esfriam um pouco, junte a farinha, o sal, o gengibre em pó e a canela na tigela onde for bater o bolo.
Misture a gema com a clara em uma tigela pequena.
Acrescente primeiro a mistura com a manteiga na farinha, e mexa bem. Por último despeje o leite com o bicarbonato, e também os pedacinhos de gengibre. Dê uma boa misturada. Se estiver usando a batedeira aumente a velocidade e bata por um minuto.
Transfira a massa para forma, e asse o bolo por aproximadamente uma hora e quinze minutos. Abra o forno depois de uma hora, e teste a massa espetando-a com a lâmina de uma faca. Esta deverá sair seca. Se for necessário, aguarde mais alguns minutos para que termine de assar, para só então retirá-lo do forno.
Comentários