Paulistão começa com exigência de vacinação e grandes em estágios distintos
Novorizontino x Palmeiras, duelo adiantado da 5ª rodada, abre o torneio neste domingo
Ricardo Magatti
O Campeonato Paulista começa neste domingo, 23, com o confronto entre Novorizontino e Palmeiras em Novo Horizonte. O torneio que completa 120 anos em 2022 terá bola sustentável e transmissão espalhada em seis plataformas diferentes - Record, YouTube, Premiere, Paulistão Play, HBO Max e Estádio TNT Sports - algo que se tornou normal nos eventos esportivos.
Fora de campo, o protocolo sanitário seria mais brando, mas foi endurecido à medida que a variante Ômicron fez explodir o número de casos de covid-19. O documento elaborado pela FPF exige que os atletas estejam vacinados e apresentem teste negativo para covid-19 até 24h antes de cada jogo até que "o índice de transmissibilidade possa mudar". O período de isolamento para o jogador em caso de contaminação foi reduzido de dez para sete dias. O atleta pode retornar no oitavo dia desde que apresente exame negativo. O Estadão apurou que ao menos 11 dos 16 times estão com seus elencos vacinados com duas doses do imunizante contra o coronavírus.
O São Paulo defende o título, o Palmeiras quer chegar à sua terceira final consecutiva, o Corinthians busca ampliar sua soberania em número de conquistas e o Santos joga a fim de se livrar do jejum de seis anos sem ganhar o principal Estadual do País, maior seca entre os quatro grandes do Estado.
O Corinthians é o maior campeão, com 30 troféus, e ganhou o torneio pela última vez em 2019. O Palmeiras é o segundo time que mais vezes levantou a taça do Paulista - 23 vezes. Passou perto de erguer a 24ª ano passado, quando perdeu a decisão para o São Paulo. Essa conquista, a 22ª da história do clube do Morumbi, foi muito festejada porque a equipe não celebrava um título estadual desde 2005.
O Santos também ostenta 22 conquistas, mas não fatura o caneco desde 2016. O jejum é incômodo e de certa forma incomum para um time que acostumou-se a ganhar o torneio neste século. Foram seis títulos nesse período, sendo três seguindo - 2010, 2011 e 2012 - na época dourada em que os meninos da Vila eram comandados por Neymar.
ESTÁGIOS DISTINTOS
Os rivais, claro, perseguem o troféu, mas têm planos distintos para a competição, sobretudo para a primeira fase. O Palmeiras, primeiro a se reapresentar, não dará tanta atenção ao Paulistão nas próximas semanas porque no início de fevereiro disputa o Mundial, que se tornou obsessão da equipe. Toda a pré-temporada tem sido feita pensando no campeonato da Fifa a ser realizado em Abu Dabi.
A delegação viaja aos Emirados Árabes Unidos no dia 2. Antes disso, tem quatro compromissos pelo torneio estadual. O primeiro deles é válido pela quinta rodada, mas foi adiantado e vai abrir o certame diante do Novorizontino neste domingo em Novo Horizonte. O time de Abel integra o Grupo C, que também tem Botafogo, Ituano e Mirassol.
Embora não tenha feito uma reformulação em seu elenco, o Corinthians pensa no Paulista como uma oportunidade importante de afinar o entrosamento e encaixar os seus principais atletas, o que não foi feito como Sylvinho gostaria na última temporada devido a lesões. Willian, por exemplo, ficou mais de um mês lesionado. Neste ano, ele, Renato Augusto, GIuliano e Róger Guedes terão neste a companhia de Paulinho, mais um repatriado. Caberá a Sylvinho a missão de encontrar espaço para todos entre os titulares e dar equilíbrio ao time.
"Sylvinho que decide, escala e determina. A certeza que tenho é que tem jogadores qualificados, um grupo de grande qualidade. Quem entrar, vai dar conta do recado", ressaltou Paulinho. A equipe alvinegra está no Grupo A, do qual também são integrantes Água Santa, Guarani e Inter de Limeira.
São Paulo e Santos, os que mais mexeram em seus elencos - até porque são os que mais precisam mudar - jogam para entrosar suas equipes e fazer um bom início de 2022 depois das péssimas campanhas no Brasileirão do ano passado. Ambos brigaram contra o rebaixamento e foram salvos perto do fim da competição.
"Pelo tamanho do São Paulo, o time pode bater de frente com qualquer um. Pelos reforços, pelos jogadores que já estavam aqui, pelo trabalho do Rogério. Estamos trabalhando muito e, independentemente do adversário, vamos encarar", afirmou o meia-atacante Alisson, um dos cinco reforços do São Paulo para a temporada prestes a começar. Os outros são Jandrei, Rafinha, Patrick e Nikão. O time de Ceni integra o Grupo B, ao lado de Ferroviária, Novorizontino e São Bernardo.
Intregrante do Grupo D, em tese o mais difícil - com Bragantino, Ponte Preta e Santo André - o Santos também correu risco de queda até mesmo no Paulista de 2021. A temporada foi cheia de sobressaltos e poucas alegrias. O volante Sandry confia que o cenário vai se alterar neste ano com o elenco reforçado com bons nomes, sendo Ricardo Goulart, que assumiu a 10 de Pelé, o mais conhecido deles. "Acredito que vai ser uma temporada diferente. Estamos merecendo ganhar um título com essa camisa, nosso grupo está focado e vamos em busca disso". Outra arma está no banco. É Fabio Carille, técnico especialista no torneio. Ele foi tricampeão estadual sob o comando do Corinthians antes de rumar ao futebol árabe.
FORÇAS DO INTERIOR
No interior não há apenas o poderio financeiro do Red Bull Bragantino, atual vice-campeão da Sul-Americana, e a tradição de Guarani e Ponte Preta, arquirrivais de Campinas. Existem trabalhos consolidados de times que aparecem com destaque no cenário nacional. São os casos de Mirassol, Ituano e Novorizontino. J
O primeiro foi semifinalista do Estadual nos últimos dois anos e os outros dois vão disputar em 2022 a Série B. O time de Novo Horizonte, rival do Palmeiras, na estreia, é o atual campeão do Troféu do Interior. Em comum, os três dão tempo para seus técnicos trabalharem e oferecem boas estruturas para os atletas.
"O Grêmio Novorizontino vem se estruturando, vem melhorando conforme o tempo e essa tranquilidade que ele dá para o jogador trabalhar é algo diferenciado", disse o zagueiro Bruno Aguiar, ex-Santos. Já o Santo André aposta numa dupla de ataque de nome curioso: Junior Todinho e Gustavo Nescau.
Confira a lista com os primeiros jogos do Paulistão e onde serão exibidos:
Domingo, 23
16h - Novorizontino x Palmeiras (jogo adiantado da 5ª rodada) - Paulistão Play, Premiere e Record
Terça-feira, 25
19h - Botafogo x Santo André - Paulistão Play e Premiere
21h - Corinthians x Ferroviária - Paulistão Play e Premiere
Quarta-feira, 26
15h - Água Santa x São Bernardo FC - Paulistão Play e Premiere
19h - Ituano x Novorizontino - Paulistão Play e Premiere
19h - Inter de Limeira x Santos - HBO Max
21h35 - Palmeiras x Ponte Preta - Paulistão Play, Premiere e Record
Quinta-feira, 27
20h - Mirassol x Red Bull Bragantino - HBO Max, Paulistão Play e Premiere
21h30 - Guarani x São Paulo - Paulistão Play, Premiere e YouTube
Funss libera lista de contemplados em workshops de gastronomia Publicada em 19/11/2024 às 15:33 O Fundo Social de Solidariedade (Funss) divulga hoje (19), a lista com os nomes dos contemplados para cursos e workshops de capacitação em sua unidade. A pré-inscrição foi realizada pela internet, no dia 18 de novembro. O critério para a seleção e formação de turmas foi a ordem de envio do formulário Google. Confira a lista: Workshop de doces práticos e lucrativos Luciana Alves Borges Samara Renata Itamara Quaresma Gondim Mariza Duarte Laranja Patricia Bulisani Wurgler Buim Ana Paula Viotti Seixas L Adrielli Mantuani Rosalva Biliero Graziela Pistarini Helena Pereira Da Boa Ventura Elaine De Moraes Jaqueline Ferreira Barbosa Katia Cilene De Camargo Vanilda Nunes Dos Santos Daniele Cristina Do Prado Reis Rita Eli Zanin Miguel Sumaia Cristina Crecchi Barboza Sidney Vivian Mara Bulizani Lucato Rosângela Aparecida Longue Marques Maria Júlia De Morais Rizzieri Workshop de tortas Erika Harth Chu...
Comentários