Escola Inovadora: Crianças de 3 anos visitam horta e aprendem a fazer compras de verduras
Publicada em 29/07/2021 às 15:09
Com sacola de palha nos braços, alegria e disposição, as crianças da EMEB Alvarina Barbosa Martins do G3 (3 anos) tiveram uma atividade diferente, elas foram até a horta do bairro para conhecer a plantação de verduras e aprender a fazer compras. A atividade faz parte das ações de desemparedamento da infância, da Escola Inovadora.
Com sorriso no rosto e muita alegria, Miguel Alves, 3 anos, estava feliz com a atividade fora da escola. “Eu vou na horta, comprar um monte de verduras para a minha mãe”, falou cheio de energia e pulando de felicidade enquanto caminhava pelo bairro.
imagem mostra criança, com camiseta amarela, calça cinza, ele está sentando em frente a uma horta e segura uma sacola de palha em uma das mãos e na outra um saquinho com moeda e dinheiro
Miguel Alves conheceu a horta e levou alface para casa
Ao chegar na horta, as crianças e educadores foram recepcionados por José Lino Lemos, que atendeu os pequenos clientes com muita dedicação. As crianças cheiraram, tocaram as verduras no pé e se encantaram em meio à plantação.
Na hora do pedido, os 3 anos de Sofia Cristin do Santos não a impediram de ter a certeza do que escolheria “eu quero cheiro verde para colocar no meu ‘papá’ (SIC)”, afirmou categoricamente.
Após as escolhas entre alface, espinafre e cheiro verde de cada uma das crianças, José Lino ainda ensinou os pequenos a fazer o pagamento. Quando, empolgados com a visita, tentaram entregar o dinheiro antes de consultar o valor, receberam o alerta do comerciante “primeiro vocês têm que me perguntar quanto custa a verdura e só depois me pagar”, avisou e ainda complementou “eles não vão esquecer essa experiência, por isso mostrei a importância de ficar atentos ao pagamento e ao recebimento e para que eles escolham sempre aqueles comerciantes que agradecem a presença deles’.
Menina, com vestido azul estampado, carrega sacola de palha
Sofia pediu cheiro verde e se encantou com a horta
A visita à horta faz parte do desemparedamento que visam às atividades ao ar livre A professora do grupo, Telma Oliveira, explicou que ir até a horta com as crianças uniu a caminhada pelo bairro e a vivência de conhecer as verduras na plantação. “A experiência de comprar e pagar com dinheiro é uma vivência social. Ainda que eles não saibam o valor do dinheiro, eles aprendem o processo. Mesmo pequenos, vão guardar na memória e vão ter uma aprendizagem para a vida toda”, declarou.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
Funss libera lista de contemplados em workshops de gastronomia Publicada em 19/11/2024 às 15:33 O Fundo Social de Solidariedade (Funss) divulga hoje (19), a lista com os nomes dos contemplados para cursos e workshops de capacitação em sua unidade. A pré-inscrição foi realizada pela internet, no dia 18 de novembro. O critério para a seleção e formação de turmas foi a ordem de envio do formulário Google. Confira a lista: Workshop de doces práticos e lucrativos Luciana Alves Borges Samara Renata Itamara Quaresma Gondim Mariza Duarte Laranja Patricia Bulisani Wurgler Buim Ana Paula Viotti Seixas L Adrielli Mantuani Rosalva Biliero Graziela Pistarini Helena Pereira Da Boa Ventura Elaine De Moraes Jaqueline Ferreira Barbosa Katia Cilene De Camargo Vanilda Nunes Dos Santos Daniele Cristina Do Prado Reis Rita Eli Zanin Miguel Sumaia Cristina Crecchi Barboza Sidney Vivian Mara Bulizani Lucato Rosângela Aparecida Longue Marques Maria Júlia De Morais Rizzieri Workshop de tortas Erika Harth Chu...
Comentários