Vale tem 39 funcionários presos em mina no Canadá; resgates já começaram
Funcionários estão presos desde domingo após problemas com o meio de transporte na mina em Ontario, Canadá; operadores passam bem
A mineradora Vale tem 39 funcionários presos no subsolo da mina Totten em Sudbury, Ontario, Canadá, desde domingo. Segundo informações do portal CBC News, eles estão seguros e se mobilizam para sair do local por meio de um sistema de escada de saída secundária.
Segundo a Vale, houve um "incidente" na parte oeste da mina na tarde de domingo que interrompeu o transporte de funcionários. Os 39 colaboradores que ficaram presos estavam trabalhando no subsolo e foram imediatamente para um local próprio para emergências como essa. Os mineiros trabalhavam na extração de níquel a profundidades que vão de 900 metros a 1,2 quilômetro.
Ao portal canadense, a Vale disse que está em constante comunicação com os colaboradores e que eles estão bem. Além disso, a empresa reforçou que divulgará mais informações assim que estiverem disponíveis.
Em pronunciamento oficial, a empresa afirmou que as operações de resgate já começaram, e os 39 funcionários passam bem. A mineradora também esclareceu que o acidente foi causado após o meio de transporte dos funcionários sair do eixo, na tarde do último domingo, 26. Veja nota na íntegra:
“A Vale informa que os trabalhos de resgate dos 39 empregados da mina Totten da Vale, em Sudbury, Ontário, já começaram e que todos passam bem. Todos estão seguros, com acesso a água, alimentos e remédios. Os empregados sairão por meio de um sistema de escada de saída secundária com o apoio da equipe de resgate da empresa. O incidente ocorreu na tarde de ontem (26/9), quando o meio de transporte para transferência dos empregados saiu do eixo, após um incidente no poço. Os empregados estavam no subsolo no momento e imediatamente foram para os postos de refúgio como parte de nossos procedimentos normais, e estamos mantendo comunicação frequente com eles desde o incidente."
Exposição ‘Bifurcações Extravagantes’ acontece de 9 a 11 de janeiro no Espaço Expressa Publicada em 09/01/2026 às 09:00 O Espaço Expressa de Jundiaí será palco, de sexta a domingo (9, 10 e 11 de janeiro), da Exposição “Bifurcações Extravagantes”, da artista Lima Bo. O evento conta com apoio da Prefeitura de Jundiaí, através da Secretaria Municipal de Cultura (SMCULT), tem entrada gratuita ao público e reúne um conjunto de 10 obras, entre esculturas, pinturas, colagens digitais e vídeos, concebidas a partir de investigações sobre memória, tempo e matéria. A mostra propõe um percurso sensorial e poético em que corpo, território e palavra se entrelaçam, convidando o público a experimentar o espaço como quem atravessa uma paisagem em movimento. Exposição da artista Lima Bo vai até 31 de janeiro no Espaço Expressa, com entrada gratuita ao público Inspirada no verso de Fernando Pessoa, “Afinal, a melhor maneira de viajar é sentir”, em diálogo com o poema Paisagem Vestida, Lima Bo constrói...
Comentários