Escondidinho de carne seca e purê de aipim para dois
Ingredientes:
400g de carne seca
1 cebola
1 alho
2 tomates pequenos e muito, muito maduros (opcional)
1 colher de chá de sal (se for necessário)
3 ou 4 gotas de molho de pimenta malagueta
1 colher de sopa de coentro picado
1 colher de sopa de azeite de oliva ou de manteiga
400g de aipim (mandioca) descascado e cozido
1 colher de sopa de manteiga sem sal
1 xícara de leite
2 colheres de sopa de pão ralado
1 raladinha da casca de limão
Instruções:
Duas observações - a receita original do escondidinho é uma receita do sertão nordestino e não usa salsa e cebolinha, e nem tomate. Para quem não gosta de coentro substitua-o por salsa e cebolinha picadas. O escondidnho é um prato que vai ao forno antes de servir.
Na véspera coloque a carne seca de molho em uma tigela. Pode cobrir com bastante água. Troque a água diversas vezes para hidratá-la bem e retirar o sal. Eu utilizei um pedaço de carne seca do dianteiro do boi. Eu a escolhi porque na hora que fui comprar era a que tinha menor quantidade de gordura.
No dia seguinte, cozinha a carne seca na panela de pressão apenas coberta com água por aproximadamente vinte minutos. O tempo de cozimento vai variar de acordo com a espessura do pedaço e da parte do boi. Se a carne ainda estiver dura quando abrir a panela, feche-a novamente e cozinhe por mais dez minutos na pressão.
Cozinhe os pedaços de aipim (mandioca) descascados em bastante água até ficarem bem macios. Escorra.
Derreta a manteiga ou aqueça o azeite em uma panela. Acrescente a cebola cortada bem , o alho espremido, e os tomates picados (opcional). Misture a carne seca já cozida e macia. Tempere com algumas gotas de molho de pimenta, salsa e cebolinha ou o coentro picado. Acrescente meia xícara de água e cozinhe por aproximadamente mais vinte minutos. Acrescente mais água à medida que o molho começar a secar. Prove e acerte o sal se for necessário.
Enquanto a carne cozinha prepare um purê com o aipim (mandioca) cozido. Aqueça os pedaços de aipim (mandioca) com meia xícara de leite e a manteiga. Quando estiver quente amasse com um espremedor de batatas ou bata com um mixer de mão. Acrescente o resto do leite aos poucos. Cuidado para o purê não ficar muito mole. O ponto correto é mais encorpado para não se misturar com a carne seca.
Na hora de servir unte dois refratários para suflê com 12 centímetros de diâmetro. Encha o refratário até metade da altura com a carne seca refogada e um pouco do molho onde cozinhou. Cubra com o purê de aipim (mandioca) e polvilhe com o pão ralado. Dê uma raladinha na casca de um limão sobre o pão ralado - apenas uma vez é o bastante.
Aqueça no banho-maria até estar bem quente. Aqui em casa demorou vinte minutos. Como podem ver na foto deixei o forno alto para o molho da carne seca ficar borbulhando.
Funss libera lista de contemplados em workshops de gastronomia Publicada em 19/11/2024 às 15:33 O Fundo Social de Solidariedade (Funss) divulga hoje (19), a lista com os nomes dos contemplados para cursos e workshops de capacitação em sua unidade. A pré-inscrição foi realizada pela internet, no dia 18 de novembro. O critério para a seleção e formação de turmas foi a ordem de envio do formulário Google. Confira a lista: Workshop de doces práticos e lucrativos Luciana Alves Borges Samara Renata Itamara Quaresma Gondim Mariza Duarte Laranja Patricia Bulisani Wurgler Buim Ana Paula Viotti Seixas L Adrielli Mantuani Rosalva Biliero Graziela Pistarini Helena Pereira Da Boa Ventura Elaine De Moraes Jaqueline Ferreira Barbosa Katia Cilene De Camargo Vanilda Nunes Dos Santos Daniele Cristina Do Prado Reis Rita Eli Zanin Miguel Sumaia Cristina Crecchi Barboza Sidney Vivian Mara Bulizani Lucato Rosângela Aparecida Longue Marques Maria Júlia De Morais Rizzieri Workshop de tortas Erika Harth Chu...
Comentários