SP tem alta na média móvel de mortes por covid-19
Segundo o Estado, o problema de represamento de dados no e-SUS dificulta análise; número de internações continua em queda
Ítalo Lo Re
O Estado de São Paulo passa por uma alta na média móvel de mortes por covid-19: o indicador saltou de 97 para 143 em um intervalo de duas semanas. Em um primeiro momento, o cenário pode ser atribuído ao feriado de 7 de setembro e a problemas de represamento de dados, que ocasionaram uma baixa fictícia no início do mês. Ainda assim, o aumento principalmente da última semana, quando os dados teriam sido menos afetados por fatores externos, acende um alerta. O governo paulista, porém, afirma que a alta ainda não se revela como uma tendência, até pela queda nas novas internações.
nesta terça-feira, 28, foi de 155, número ainda maior do que o parâmetro da semana passada. No entanto, para ter uma noção mais ampla se o indicador teve crescimento pela terceira semana consecutiva, a gestão estadual espera o fechamento do ciclo no sábado e faz uma média do índice durante toda a semana.
Coordenador executivo do Comitê Científico que assessora o governo paulista, João Gabbardo defendeu em entrevista ao Estadão que, neste momento, os dados ainda estão "muito ruins para fazer análise de casos e de óbitos", já que, relembra, houve problemas recentes com o sistema e-SUS Notifica do Ministério da Saúde. "Esses óbitos que têm aumentado aparentam ser um dado circunstancial, não é algo que em um primeiro momento a gente considera uma tendência", reforçou.
Gabbardo apontou que, para leitura do cenário pandêmico, o governo estadual tem se baseado principalmente na média móvel de novas internações por dia, que é totalmente controlada pela gestão estadual e vem caindo. Nesta terça, dados oficiais apontam que o índice estava em 582, ante 579 há uma semana e 621 na comparação com 14 dias atrás.b
"A nossa posição é de tranquilidade, mesmo sabendo que mais de 90% dos casos em São Paulo são de pacientes que apresentam a variante Delta. Mesmo com esse porcentual, não houve aumento de internações", disse, reforçando o papel da vacinação nesse cenário. Diante da cepa de preocupação, duas doses são ainda mais importantes, principalmente em um cenário de superespalhamento do vírus.
A média móvel de diagnósticos positivos nesta terça era de 1.470 em São Paulo. Há uma semana, quando houve maior impacto da atualização de dados represados, o índice subiu para 7.330. Há duas, estava em 911. "Não é a primeira vez que (o represamento) acontece, mas eu acredito que, estando sob controle e regularizado, nas próximas semanas os dados vão ser mais reais", acrescentou Gabbardo.
Segundo ele, a ligeira alta na média móvel de mortes é um indicador que agora estaria destoando dos demais e que, por conta disso, não aumenta a preocupação neste momento. Até porque o governo estadual ainda atribui algum efeito do represamento de dados também nesse índice, mesmo que o indicador de novos casos tenha sido afetado em maior grau.
"Não tem sentido aumentar o número de óbitos quando o número de internações está caindo", defendeu o coordenador do Comitê Científico. Ele reiterou ainda que, se o cenário tiver de sugerir algum alerta neste momento, é para o avanço rápido da vacinação. "A prioridade é as pessoas que estiverem aguardando a segunda dose poderem receber a segunda aplicação da vacina."
Funss libera lista de contemplados em workshops de gastronomia Publicada em 19/11/2024 às 15:33 O Fundo Social de Solidariedade (Funss) divulga hoje (19), a lista com os nomes dos contemplados para cursos e workshops de capacitação em sua unidade. A pré-inscrição foi realizada pela internet, no dia 18 de novembro. O critério para a seleção e formação de turmas foi a ordem de envio do formulário Google. Confira a lista: Workshop de doces práticos e lucrativos Luciana Alves Borges Samara Renata Itamara Quaresma Gondim Mariza Duarte Laranja Patricia Bulisani Wurgler Buim Ana Paula Viotti Seixas L Adrielli Mantuani Rosalva Biliero Graziela Pistarini Helena Pereira Da Boa Ventura Elaine De Moraes Jaqueline Ferreira Barbosa Katia Cilene De Camargo Vanilda Nunes Dos Santos Daniele Cristina Do Prado Reis Rita Eli Zanin Miguel Sumaia Cristina Crecchi Barboza Sidney Vivian Mara Bulizani Lucato Rosângela Aparecida Longue Marques Maria Júlia De Morais Rizzieri Workshop de tortas Erika Harth Chu...
Comentários