Jundiaí realiza Dia D de mobilização contra a dengue neste sábado (29)
Publicada em 27/11/2025 às 08:00
Com o objetivo de alertar a população sobre a importância da prevenção, a Prefeitura de Jundiaí, por meio da Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM), realiza neste sábado (29) o Dia D de mobilização contra a dengue. A ação será na Praça da Matriz, no Centro de Jundiaí.
Das 9h30 às 15h30, estarão distribuídos na praça diversos estandes educativos, contendo materiais sobre várias informações úteis para o combate contra a dengue, entre elas o ciclo biológico do Aedes aegypti, como funcionam os criadouros do mosquito e hábitos simples que podem ser adotados por cada munícipe para evitar a transmissão. Também haverá atividades lúdicas para as crianças, com foco na interação e na conscientização para todos, desde os pequenos.
Estandes da VISAM trarão orientações educativas sobre a prevenção contra as arboviroses
A iniciativa visa sensibilizar sobre outras arboviroses transmitidas pelo Aedes aegypti, como a chikungunya e o Zika. “Esse é um evento de mobilização social, para as pessoas interagirem e receberem orientações sobre um tema tão importante que é a prevenção contra a dengue. Essa luta é de todos”, salienta o coordenador da VISAM, o médico-veterinário Luis Gustavo Grijota Nascimento.
De acordo com ele, a ação será estratégica pois antecipa o início do período de transmissão da dengue, em janeiro. “É quando as temperaturas aumentam, a umidade se eleva e, com isso, os criadouros escondidos enchem de água, favorecendo a reprodução rápida dos mosquitos. Quanto mais a população souber como agir, mais força teremos para controlarmos juntos a transmissão.”
Assessoria de Imprensa
Fotos: Arquivo PMJ
Exposição ‘Bifurcações Extravagantes’ acontece de 9 a 11 de janeiro no Espaço Expressa Publicada em 09/01/2026 às 09:00 O Espaço Expressa de Jundiaí será palco, de sexta a domingo (9, 10 e 11 de janeiro), da Exposição “Bifurcações Extravagantes”, da artista Lima Bo. O evento conta com apoio da Prefeitura de Jundiaí, através da Secretaria Municipal de Cultura (SMCULT), tem entrada gratuita ao público e reúne um conjunto de 10 obras, entre esculturas, pinturas, colagens digitais e vídeos, concebidas a partir de investigações sobre memória, tempo e matéria. A mostra propõe um percurso sensorial e poético em que corpo, território e palavra se entrelaçam, convidando o público a experimentar o espaço como quem atravessa uma paisagem em movimento. Exposição da artista Lima Bo vai até 31 de janeiro no Espaço Expressa, com entrada gratuita ao público Inspirada no verso de Fernando Pessoa, “Afinal, a melhor maneira de viajar é sentir”, em diálogo com o poema Paisagem Vestida, Lima Bo constrói...
Comentários