Bolo sem açúcar e sem farinha: receita saudável e deliciosa para comer sem culpa
Ingredientes da receita do bolo sem açúcar
1 xícara (chá) de aveia em flocos grossos
½ xícara (chá) de água em temperatura ambiente
3 ovos inteiros
1 colher (sopa) cheia de mel ou adoçante, ou 60 g de uvas-passas sem sementes, ameixas secas sem caroço ou frutas secas de sua preferência
3 bananas pequenas picadas ou 2 maçãs grandes sem as sementes e o miolo picadas
½ xícara (chá) de coco ralado (50 g) ou amendoim triturado
1 colher (chá) cheia de fermento químico em pó
iogurte natural misturado com mel a gosto (para cobrir o bolo)
granola ou frutas cristalizadas a gosto (para finalizar)
Modo de preparo
No copo do liquidificador adicione 1 xícara (chá) de aveia em flocos grossos, ½ xícara (chá) de água em temperatura ambiente, 3 ovos inteiros e 1 colher (sopa) cheia de mel ou adoçante, ou 60 g de uvas-passas sem sementes, ameixas secas sem caroço ou frutas secas de sua preferência.
Tampe e deixe bater para triturar bem.
Acrescente 3 bananas pequenas picadas ou 2 maçãs grandes sem as sementes e o miolo picadas e ½ xícara (chá) de coco ralado (50 g) ou amendoim triturado, tornando a bater por mais 1 minuto.
Inclua 1 colher (chá) cheia de fermento químico em pó e misture com uma colher.
Despeje essa massa numa forma para bolo inglês (15 cm x 25 cm) já untada com óleo e leve para assar em forno pré-aquecido a 200 °C, por, aproximadamente, 40 minutos.
Retire, aguarde, amornar, desenforme e cubra com uma misturinha de iogurte natural misturado com mel a gosto, espalhando para alisar.
Finalize com granola ou frutas cristalizadas, sirva e aprecie seu fantástico bolo sem açúcar!
Investimento tecnológico sustentável impulsionará emprego e renda em Jundiaí Publicada em 20/11/2025 às 15:00 Jundiaí recebeu representantes da Casa dos Ventos e da Ascenty, empresas reconhecidas nacional e internacionalmente por suas operações sustentáveis em energia renovável e infraestrutura tecnológica. A parceria entre as duas organizações garantirá à cidade a implantação de um novo empreendimento totalmente baseado em energia limpa e no uso de água de reuso, assegurando operação moderna, de grande porte e sem impactos ao abastecimento local. Logo na apresentação, as empresas reforçaram que toda a energia utilizada será 100% renovável, fornecida pela Casa dos Ventos, e que o sistema adotará circuito fechado de água tratada e reutilizada, eliminando a necessidade de captação adicional. O modelo já é referência no setor e se alinha às diretrizes ambientais do município. Mark Willian, Humberto Cereser, Cássia Carpi, Luciana Tango, Clécio Eloy, Gustavo Martinelli, Marcos Siqueira, ...
Comentários