Programa de Aquisição de Alimentos beneficia cerca de 250 famílias do Município
Publicada em 03/08/2022 às 08:40
Instalado no Município em junho deste ano, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do governo federal já beneficia 245 famílias em situação de vulnerabilidade social, com as entregas quinzenais de sacolas verdes com frutas, verduras e legumes adquiridos de produtores rurais da região. Os beneficiários são os munícipes que integram o Programa de Suplementação Alimentar (PSA) da Fundação Municipal de Ação Social (Fumas), com acompanhamento da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS).
O PAA é um programa vinculado ao Ministério da Cidadania, que faz o repasse financeiro pela aquisição dos itens diretamente aos produtores contemplados, na modalidade “Compra com Doação Simultânea”. A iniciativa é acompanhada pela Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento, e interlocução no Município com a Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT).
Mulher e três crianças no entorno de uma mesa de plástico, onde apoiam verduras e legumes que tiraram de uma sacola plástica
Acompanhada dos filhos, Gerlaine recebeu a sacola verde nesta terça: dinheiro economizado ajuda a pagar as contas
A gestora da UGADS, Maria Brant, ressaltou a importância do programa na garantia de segurança alimentar nos territórios em situação de vulnerabilidade social. “Neste momento em que o Banco de Alimentos municipal passa por reformulação, o PAA permite que a UGADS e a Fumas mantenham esta importante parceria na garantia de segurança alimentar. Sempre com a preocupação, norteada pelo programa municipal Cidade das Crianças, com foco principal na Primeira Infância”.
Na terça-feira (02), as sacolas entregues às famílias traziam berinjela, beterraba, brócolis, couve, couve-flor, repolho e limões. A técnica em Nutrição e Dietética, Silvia Helena Donizete Lima, que é responsável pelo setor de Suplementação Alimentar da Fumas, explica. “Os agricultores cadastrados no programa fazem a entrega na Fumas às segundas-feiras das semanas em que há entregas. Os itens são higienizados, fracionados e montados em sacolas verdes. Nesta captação recebemos cerca de 750 quilos de alimentos e entre hoje e amanhã faremos as entregas em dez pontos, nos Jardins Fepasa, Novo Horizonte, Santa Gertrudes, São Camilo, Sorocabana e Parque Centenário”.
Gerlaine da Silva foi uma das beneficiárias desta terça-feira (02) e foi a um dos pontos de entrega, na capela Nossa Senhora de Fátima, com os filhos José Miguel (de sete anos), Liciane (cinco) e Yasmin (dois). “Eles gostam de comida saudável, então aproveito os legumes e verduras para fazer sopa. Com o dinheiro que economizo aproveito para pagar as contas de água e energia”.
Duas mulheres e uma criança interagem em volta de uma mesa plástica, segurando pés de repolho e de brócolis que tiraram de uma sacola plástica, apoiando também outras verduras como couves e couve-flor sobre mesa
O brócolis é o preferido na casa da dona Maria José
Já a cuidadora Maria José de Jesus recebe a sua sacola verde no centro comunitário do bairro e foi acompanhada da neta Lorena, de quatro anos, e outras três crianças de quem ela cuida. “Brócolis é sempre o favorito deles. Eu faço cozido e sirvo como salada”.
Uma das agricultoras que forneceram alimentos nesta semana foi a Maria Rosa Joaquim, produtora no modelo agrofamília de orgânicos no Traviú. Para a entrega desta semana ela colheu meia tonelada de produtos, entre beterrabas, brócolis, couve, couve-flor e repolho. “Quando comecei a trabalhar como agricultora, eu sempre busquei um modelo diferente de vender em feira. Queria produzir em quantidade e por isso, além de vender para restaurantes e mercados, fui atrás da certificação de venda para o Poder Público. É uma renda fixa, que permite que eu invista na propriedade e também consiga créditos financiados para aquisição de ferramentas e insumos”, comentou.
Mulher com jaleco branco e luvas azuis segura pé de repolho recém-colhido de plantação em canteiro com diversos pés de verduras
Os pés de repolho que chegaram às mãos de Gerlaine e Maria José saíram da plantação de Maria Rosa
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
Exposição ‘Bifurcações Extravagantes’ acontece de 9 a 11 de janeiro no Espaço Expressa Publicada em 09/01/2026 às 09:00 O Espaço Expressa de Jundiaí será palco, de sexta a domingo (9, 10 e 11 de janeiro), da Exposição “Bifurcações Extravagantes”, da artista Lima Bo. O evento conta com apoio da Prefeitura de Jundiaí, através da Secretaria Municipal de Cultura (SMCULT), tem entrada gratuita ao público e reúne um conjunto de 10 obras, entre esculturas, pinturas, colagens digitais e vídeos, concebidas a partir de investigações sobre memória, tempo e matéria. A mostra propõe um percurso sensorial e poético em que corpo, território e palavra se entrelaçam, convidando o público a experimentar o espaço como quem atravessa uma paisagem em movimento. Exposição da artista Lima Bo vai até 31 de janeiro no Espaço Expressa, com entrada gratuita ao público Inspirada no verso de Fernando Pessoa, “Afinal, a melhor maneira de viajar é sentir”, em diálogo com o poema Paisagem Vestida, Lima Bo constrói...
Comentários