Japão pede para população beber mais álcool para ajudar economia
Agência fiscal lançou até campanha de incentivo
O governo do Japão lançou um apelo para que a população amplie seu consumo de álcool para ajudar a aquecer a economia, em setor duramente abalado por conta da mudança de hábito dos japoneses e em situação agravada pela pandemia de Covid-19.
Por isso, o Fisco do país (NTA) lançou até uma campanha, que seguirá até o fim de setembro, para pessoas de 20 a 39 anos chamada de "Sake Viva!". A ideia é incentivar o consumo de bebidas produzidas no país, como o saquê, shochu, cerveja e vinho de arroz.
As estatísticas fiscais não mentem que os jovens japoneses bebem muito menos que seus pais ou avós. Na década de 1980, a receita tributária arrecadada pelo governo com o setor representava cerca de 5% do PIB nacional, em valor que caiu para 3% em 2011 e para apenas 1,7% em 2020. A média de consumo de álcool per capita também despencou - de 100 litros em 1985 para 75 em 2020.
Além do consumo menor, o envelhecimento da população também é um fator na queda na compra de bebidas alcoólicas. Quase 30% dos cidadãos têm mais de 65 anos e os nascimentos têm caído ano após ano.
Um especialista local consultado pelo jornal "Japan Times" afirma que diversas pesquisas de marketing mostraram que "com a ampliação do trabalho remoto durante a pandemia, as pessoas realmente passaram a se questionar se fazia sentido sair de casa para ir beber e manter relações no interior dos grupos de colegas de trabalho".
Após a divulgação da campanha, o Ministério da Saúde também apoiou o movimento, mas disse que espera que os japoneses "continuem a fazer o uso apropriado" do álcool, lembrando dos malefícios provocados pelo consumo excessivo desse tipo de bebida. .
Funss libera lista de contemplados em workshops de gastronomia Publicada em 19/11/2024 às 15:33 O Fundo Social de Solidariedade (Funss) divulga hoje (19), a lista com os nomes dos contemplados para cursos e workshops de capacitação em sua unidade. A pré-inscrição foi realizada pela internet, no dia 18 de novembro. O critério para a seleção e formação de turmas foi a ordem de envio do formulário Google. Confira a lista: Workshop de doces práticos e lucrativos Luciana Alves Borges Samara Renata Itamara Quaresma Gondim Mariza Duarte Laranja Patricia Bulisani Wurgler Buim Ana Paula Viotti Seixas L Adrielli Mantuani Rosalva Biliero Graziela Pistarini Helena Pereira Da Boa Ventura Elaine De Moraes Jaqueline Ferreira Barbosa Katia Cilene De Camargo Vanilda Nunes Dos Santos Daniele Cristina Do Prado Reis Rita Eli Zanin Miguel Sumaia Cristina Crecchi Barboza Sidney Vivian Mara Bulizani Lucato Rosângela Aparecida Longue Marques Maria Júlia De Morais Rizzieri Workshop de tortas Erika Harth Chu...
Comentários