Jundiaí inova e é a primeira cidade a estimular o cultivo protegido com foco nas mudanças climáticas
Publicada em 22/08/2022 às 11:00
A Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT), se tornou a primeira do Brasil a promover o cultivo protegido a seus produtores locais, garantindo a qualidade das colheitas e evitando perdas e prejuízos aos agricultores. A medida tem como foco a proteção às mudanças climáticas, registradas nos últimos anos. No caso de Jundiaí, as técnicas mais utilizadas para proteção das plantações são as estufas e as telas de proteção.
O Cultivo Protegido foi instituído em Jundiaí pela Lei Municipal nº 9.650, de 13 de outubro de 2021. São realizados pagamentos de até R$ 3 mil por propriedade, desde que comprovada a aquisição por nota fiscal, em nome do produtor rural inscrito no programa de materiais para revestimento para a cobertura na utilização no cultivo protegido preferencialmente, para telas anti granizo, anti pássaros e filme agrícola (plásticos para as estufas), mediante apresentação na íntegra de documentação exigida pela referida lei.
Foi o caso de Odair Lourençon, produtor rural de Jundiaí, que recebeu o valor máximo de R$ 3 mil referente ao edital deste ano. “Tenho uma propriedade de 8,8 hectares com o cultivo da uva Niágara. Já há alguns anos venho colocando a proteção anti granizo, e desta vez conseguimos abater este valor disponibilizado pela Prefeitura. Foi gasto um valor maior, mas o projeto já foi de grande ajuda”, comenta. Ele lembra ainda que esta proteção tem garantia de cinco anos, mas costuma durar por mais tempo, e por isso é um investimento que vale a pena.
O cultivo protegido consiste em uma técnica que possibilita certo controle de variáveis climáticas
como temperatura, umidade do ar, radiação solar, vento e animais que se alimentam dos frutos e folhas. Esse controle se traduz em ganho de eficiência produtiva, além do que o cultivo protegido reduz o efeito da sazonalidade, favorecendo a oferta mais equilibrada ao longo dos meses.
Plantação que utiliza tela anti pássaros e anti granizo
As produções de frutas e hortaliças podem contar com proteção contra pássaros e eventos climáticos
“Nos últimos anos, vemos que as alterações climáticas podem prejudicar e danificar a produção de um ano todo. Essa é mais uma antiga reivindicação dos agricultores da cidade que conseguimos atender e que se junta a tantos outros programas que oferecemos”, comenta o gestor da UGAAT, Eduardo Alvarez. “Outro ponto positivo é que essas proteções são duradouras e permanecerão protegendo as plantações por mais de uma safra”, complementa.
Além das produções de frutas, o programa também atende agricultores de hortaliças, mais susceptíveis às mudanças climáticas nesta época fria do ano. O edital deste ano já foi realizado, no mês de maio, mas os produtores que adquirirem os equipamentos de proteção como telas e outros podem guardar as notas fiscais para utilizá-las no próximo edital, que será realizado no ano que vem.
O valor será creditado para as propriedades inscritas e que comprovadamente sejam produtoras de frutas e hortaliças, com área produtiva estabelecida em Jundiaí, desde que apresentada a nota fiscal da compra do revestimento.
Assessoria de Imprensa
Funss libera lista de contemplados em workshops de gastronomia Publicada em 19/11/2024 às 15:33 O Fundo Social de Solidariedade (Funss) divulga hoje (19), a lista com os nomes dos contemplados para cursos e workshops de capacitação em sua unidade. A pré-inscrição foi realizada pela internet, no dia 18 de novembro. O critério para a seleção e formação de turmas foi a ordem de envio do formulário Google. Confira a lista: Workshop de doces práticos e lucrativos Luciana Alves Borges Samara Renata Itamara Quaresma Gondim Mariza Duarte Laranja Patricia Bulisani Wurgler Buim Ana Paula Viotti Seixas L Adrielli Mantuani Rosalva Biliero Graziela Pistarini Helena Pereira Da Boa Ventura Elaine De Moraes Jaqueline Ferreira Barbosa Katia Cilene De Camargo Vanilda Nunes Dos Santos Daniele Cristina Do Prado Reis Rita Eli Zanin Miguel Sumaia Cristina Crecchi Barboza Sidney Vivian Mara Bulizani Lucato Rosângela Aparecida Longue Marques Maria Júlia De Morais Rizzieri Workshop de tortas Erika Harth Chu...
Comentários