Campanha Nacional contra Poliomielite e Multivacinação começa segunda-feira
Publicada em 04/08/2022 às 12:45
A partir de segunda-feira (8), a Prefeitura de Jundiaí realiza a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação para crianças e adolescentes menores de 15 anos. A aplicação das doses ocorrerá em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), no horário de atendimento das salas de vacinação. No dia 20 de agosto será realizado o dia D de mobilização nacional. A campanha prossegue até 9 de setembro.
A ação, desencadeada pelo Ministério da Saúde, visa reduzir o risco de reintrodução do poliovírus selvagem no País, além de aumentar a cobertura vacinal para todas as vacinas recomendas pelo Plano Nacional de Imunização e atualizar as carteiras de vacinação de crianças e adolescentes.
O público-alvo contra a Poliomielite são as crianças menores de 5 anos de idade. As crianças menores de 1 ano receberão a dose que estiver em atraso ou a vacina prevista na rotina. Já as crianças de 1 a 4 anos, 11 meses e 29 dias devem receber uma dose extra da vacina pólio oral (gotinha), desde que já tenham recebido 3 doses da vacina inativada contra pólio (VIP). A meta é vacinar pelo menos 95% dessa população. Em Jundiaí, são 20.184 pessoas nessa faixa estaria.
Para a multivacinação, o público-alvo são crianças e adolescentes de 2 meses a 14 anos, 11 meses e 29 dias. A estratégia é atualizar a caderneta de vacinação dos menores de 15 anos de idade, conforme situação vacinal encontrada e de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação.
Criança tomando vacina
A meta é vacinar pelo menos 95% das crianças menores de 5 anos contra Pólio
“Precisamos manter o País livre da Poliomielite e de outras doenças que podem ser prevenidas com vacina. No Estado, o último caso de Pólio foi registrado em 1988. Contudo, a doença na sua forma paralítica ainda tem ocorrido pela transmissão do poliovírus selvagem no Afeganistão e no Paquistão. Infelizmente, o Brasil tem apresentado baixa adesão às vacinas nos últimos anos. É importante que os pais fiquem atentos, que a população faça adesão à campanha”, alerta a coordenadora da Vigilância Epidemiológica (VE), Maria do Carmo Possidente.
Confira o endereço das UBSs.
Assessoria de Imprensa
Foto: fotógrafos PMJ
Exposição ‘Bifurcações Extravagantes’ acontece de 9 a 11 de janeiro no Espaço Expressa Publicada em 09/01/2026 às 09:00 O Espaço Expressa de Jundiaí será palco, de sexta a domingo (9, 10 e 11 de janeiro), da Exposição “Bifurcações Extravagantes”, da artista Lima Bo. O evento conta com apoio da Prefeitura de Jundiaí, através da Secretaria Municipal de Cultura (SMCULT), tem entrada gratuita ao público e reúne um conjunto de 10 obras, entre esculturas, pinturas, colagens digitais e vídeos, concebidas a partir de investigações sobre memória, tempo e matéria. A mostra propõe um percurso sensorial e poético em que corpo, território e palavra se entrelaçam, convidando o público a experimentar o espaço como quem atravessa uma paisagem em movimento. Exposição da artista Lima Bo vai até 31 de janeiro no Espaço Expressa, com entrada gratuita ao público Inspirada no verso de Fernando Pessoa, “Afinal, a melhor maneira de viajar é sentir”, em diálogo com o poema Paisagem Vestida, Lima Bo constrói...
Comentários