Campanha Nacional contra a Poliomielite e Multivacinação tem início nas UBSs
Publicada em 08/08/2022 às 14:41
Foi iniciada nesta segunda-feira (8) em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Jundiaí a Campanha Nacional contra a Poliomielite e Multivacinação para crianças e adolescentes menores de 15 anos. O Ministério da Saúde, a partir da ação, visa reduzir o risco de reintrodução do poliovírus selvagem no País, além de recuperar a cobertura vacinal para todas as vacinas recomendas pelo Plano Nacional de Imunização.
Apesar da chuva, a pequena Helena, de 8 meses, e o irmão Josue, de cinco anos, foram levados à UBS Agapeama para atualizar a carteirinha de vacinação. “É importante que recebem as doses que precisam. Ao verificar, percebi que errei uma data, inclusive da vacina contra paralisia, mas já estamos resolvendo”, comentou a mãe das crianças, Daniela Pereira Batista.
Mulher com duas crianças
Mesmo com o tempo chuvoso, Daniela levou os dois filhos na UBS Agapeama
Janine de Souza, mãe de Samuel, de quatro anos, e Alice Emanuelly, 8 meses, também participou da campanha na manhã desta segunda-feira. “Aproveitei para colocar em dia a vacinação dos dois, inclusive as que estavam atrasadas”, destacou durante o atendimento na UBS Hortolândia.
A campanha prossegue até o dia 9 de setembro. No dia 20 de agosto será realizado o dia D de mobilização nacional. O atendimento nas UBSs ocorre durante o horário das salas de vacina. Confira os endereços. Em três equipamentos também é ofertado atendimento no período noturno: UBS Hortolândia, das 17h às 18h, e UBSs Agapeama e Tamoio, das 17h30 às 20h30.
Na Vila Hortolândia, Samuel recebeu a gotinha contra pólio
A vacina contra Poliomielite está sendo aplicada em crianças menores de 5 anos de idade. As menores de 1 ano receberão a dose que estiver em atraso ou a vacina prevista na rotina. As crianças de 1 a 4 anos, 11 meses e 29 dias devem receber uma dose extra da vacina pólio oral (gotinha), desde que já tenham recebido 3 doses da vacina inativada contra pólio (VIP). A meta é vacinar pelo menos 95% dessa população. Na cidade, são 20.184 pessoas nessa faixa estaria.
Para a multivacinação, o público-alvo são crianças e adolescentes de 2 meses a 14 anos, 11 meses e 29 dias. Estão disponíveis vacinas contra meningite, hepatite, difteria, pneumonia, rotavírus, febre amarela, sarampo, caxumba, rubéola, varicela, HPV, entre outras. A estratégia é atualizar a caderneta de vacinação, de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação.
“Desde 1994, o Brasil tem certificado de erradicação do poliovírus selvagem, mas a baixa cobertura nos últimos anos é preocupante. Também registamos baixa adesão para outras vacinas. Precisamos manter o País livre de doenças que podem ser prevenidas com vacinas. Os pais e/ou responsáveis precisam se atentar aos riscos e levar as crianças e os adolescentes para as doses necessárias”, alerta a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, enfermeira Maria do Carmo Possidente.
Covid-19 e Influenza
Jundiaí também prossegue com a aplicação das vacinas contra Covid-19 e Influenza para crianças, adolescentes e adultos nas UBSs. Balanço da Vigilância Epidemiológica aponta que cerca de 108 mil pessoas estão com aplicação da vacina contra Covid-19 em atraso. Em torno de 16 mil pessoas estão com a primeira dose atrasada e cerca de 92 mil com a D3.
Assessoria de Imprensa
Fotos: fotógrafos PMJ
Exposição ‘Bifurcações Extravagantes’ acontece de 9 a 11 de janeiro no Espaço Expressa Publicada em 09/01/2026 às 09:00 O Espaço Expressa de Jundiaí será palco, de sexta a domingo (9, 10 e 11 de janeiro), da Exposição “Bifurcações Extravagantes”, da artista Lima Bo. O evento conta com apoio da Prefeitura de Jundiaí, através da Secretaria Municipal de Cultura (SMCULT), tem entrada gratuita ao público e reúne um conjunto de 10 obras, entre esculturas, pinturas, colagens digitais e vídeos, concebidas a partir de investigações sobre memória, tempo e matéria. A mostra propõe um percurso sensorial e poético em que corpo, território e palavra se entrelaçam, convidando o público a experimentar o espaço como quem atravessa uma paisagem em movimento. Exposição da artista Lima Bo vai até 31 de janeiro no Espaço Expressa, com entrada gratuita ao público Inspirada no verso de Fernando Pessoa, “Afinal, a melhor maneira de viajar é sentir”, em diálogo com o poema Paisagem Vestida, Lima Bo constrói...
Comentários