Nota à Imprensa – Monkeypox
Publicada em 08/08/2022 às 17:33
A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), por meio da Vigilância Epidemiológica (VE), informa que Jundiaí registra seis casos de ‘monkeypox’ em residentes no município. O resultado foi recebido nesta segunda-feira (08), enviado pelo Instituto Adolfo Lutz.
O quinto caso é homem, 30 anos, teve início de sintomas no dia 24 de julho, foi atendido em outro estado, no dia 30 de julho. O resultado foi recebido nesta segunda-feira. O caso segue em isolamento, sem necessidade de hospitalização.
O sexto caso, homem, 38 anos, tem histórico de viagem para outro Estado. Início de sintomas em 22 de julho, procurou por atendimento no dia 28, em outro estado. O resultado foi recebido nesta segunda-feira (08). O caso segue em isolamento, sem necessidade de hospitalização
Não há registros de casos secundários suspeitos no município decorrentes da positividade. O acompanhamento permanecerá pelo prazo de 21 dias, indicado como período de transmissão ou enquanto permanecer com lesões cutâneas.
A UGPS salienta que a doença monkeypox, também conhecida como varíola dos macacos, é transmitida quando alguém tem contato próximo com uma pessoa infectada. O vírus pode entrar no corpo por lesões da pele, pelo sistema respiratório ou pelos olhos, nariz e boca. Os sintomas incluem erupções cutâneas, febre, dor de cabeça, dor nas costas ou musculares, inflamações nos nódulos linfáticos, calafrio e exaustão. Há vacina para a doença, porém ainda não está disponível no Brasil.
Todas as equipes de Saúde do município foram orientadas sobre o protocolo para a identificação e notificação dos casos suspeitos para o seguimento das ações de investigação epidemiológicas necessárias.
Assessoria de Imprensa
Exposição ‘Bifurcações Extravagantes’ acontece de 9 a 11 de janeiro no Espaço Expressa Publicada em 09/01/2026 às 09:00 O Espaço Expressa de Jundiaí será palco, de sexta a domingo (9, 10 e 11 de janeiro), da Exposição “Bifurcações Extravagantes”, da artista Lima Bo. O evento conta com apoio da Prefeitura de Jundiaí, através da Secretaria Municipal de Cultura (SMCULT), tem entrada gratuita ao público e reúne um conjunto de 10 obras, entre esculturas, pinturas, colagens digitais e vídeos, concebidas a partir de investigações sobre memória, tempo e matéria. A mostra propõe um percurso sensorial e poético em que corpo, território e palavra se entrelaçam, convidando o público a experimentar o espaço como quem atravessa uma paisagem em movimento. Exposição da artista Lima Bo vai até 31 de janeiro no Espaço Expressa, com entrada gratuita ao público Inspirada no verso de Fernando Pessoa, “Afinal, a melhor maneira de viajar é sentir”, em diálogo com o poema Paisagem Vestida, Lima Bo constrói...
Comentários