Nota: Compromisso com a valorização dos servidores
Publicada em 20/06/2022 às 16:03
Considerando que é compromisso basilar da Administração, a política de valorização dos servidores municipais, diante da sua essencialidade na qualidade da prestação de serviços à população;
Considerando os resultados da execução orçamentária relativos ao 1° quadrimestre do ano, publicados no portal da transparência;
Considerando as incertezas do cenário econômico atual e vindouro, com sinais de que a recuperação do país será lenta e gradual;
Considerando as trajetórias resilientes de alta da inflação e da taxa de juros, que reduzem o poder de compra das famílias e inibem o investimento produtivo e a geração de postos de trabalho no país;
Considerando os riscos de queda da arrecadação do ICMS (em razão da desoneração tributária dos preços dos combustíveis) e do IPI, que compõem o FPM (Fundo de Participações do Município), com reflexos na receita estimada na LOA 2022, conforme propostas que estão tramitando no Congresso Nacional (CN);
Considerando os projetos de lei aprovados e em aprovação, também no CN, que definem e elevam pisos salariais nos municípios, sem assegurar a contrapartida de aporte federal;
Considerando que é necessário que os gastos públicos sejam analisados sob a ótica da prioridade do cidadão, para não faltar o essencial para quem mais precisa do poder público;
Considerando que é necessário manter a austeridade nos gastos neste momento de incertezas para que se possa preservar o equilíbrio e a sustentabilidade orçamentária do município;
Considerando que a pandemia trouxe desafios inesperados e a Prefeitura foi obrigada a remanejar recursos orçamentários para áreas como Saúde, Assistência Social, Educação, Segurança e Transportes e ainda há reflexos desse legado, que exigem recursos adicionais para suportar um número maior de usuários dos serviços públicos;
A proposta final da Administração para os servidores em 2022, é a seguinte:
》10,25% de reajuste nos salários dos ativos e inativos (5% já concedidos em janeiro e mais 5%, retroativos a 1 de maio);
》30% de reajuste já aplicados no vale alimentação, desde janeiro (R$ 200 de aumento real, perfazendo um total de R$ 11.245 por servidor, por ano);
》Novo Portal do Servidor, com o objetivo de facilitar o diálogo com os funcionários;
》MBA de Inovação no Serviço Público, a partir de 2023, com o objetivo de qualificar as políticas e serviços públicos de Jundiaí;
》Ampliar a oferta das capacitações permanentes pela EGP, a partir de 2023;
》Compromisso de complementação da reposição da inflação, que não é passível de ser feito na integralidade neste ano, a partir de janeiro de 2023, observando-se os resultados fiscais do período.
Além disso, a Administração se compromete a apresentar para os integrantes da Mesa Permanente de Negociações e servidores interessados, os resultados fiscais de cada quadrimestre encerrado, bem como se reunirá bimestralmente para tratar das pautas sociais;
É preciso agir com equilíbrio e responsabilidade, neste cenário de incertezas e fragilidades, para não desassistir a população de serviços essenciais. A valorização do servidor é parte dessa engrenagem.
Preservadas essas condições, será possível atender a outras demandas da sociedade, tais como:
1. A contratação de 7 mil cirurgias eletivas para as pessoas que não puderam ser operadas na pandemia;
2. O aumento do custeio dos hospitais São Vicente (HSV) e Universitário (HU);
3. A necessidade de ampliação dos quadros da saúde para a Atenção Primária e Secundária, assim como aumento dos serviços nos Centros de Atendimento Psicossocial (CAPS) tanto infantil quanto adulto;
4. O aumento dos profissionais de apoio psicopedagógico às crianças com diversos tipos de deficiência;
5. O aumento do aporte na Assistência Social para atender um número maior de moradores de rua, que tem reflexos também na segurança, com a necessidade de aumento de efetivo;
6. A manutenção do subsídio para não aumentar o valor da passagem de ônibus, para não onerar ainda mais o custo de vida do trabalhador.
Prefeitura de Jundiaí
Exposição ‘Bifurcações Extravagantes’ acontece de 9 a 11 de janeiro no Espaço Expressa Publicada em 09/01/2026 às 09:00 O Espaço Expressa de Jundiaí será palco, de sexta a domingo (9, 10 e 11 de janeiro), da Exposição “Bifurcações Extravagantes”, da artista Lima Bo. O evento conta com apoio da Prefeitura de Jundiaí, através da Secretaria Municipal de Cultura (SMCULT), tem entrada gratuita ao público e reúne um conjunto de 10 obras, entre esculturas, pinturas, colagens digitais e vídeos, concebidas a partir de investigações sobre memória, tempo e matéria. A mostra propõe um percurso sensorial e poético em que corpo, território e palavra se entrelaçam, convidando o público a experimentar o espaço como quem atravessa uma paisagem em movimento. Exposição da artista Lima Bo vai até 31 de janeiro no Espaço Expressa, com entrada gratuita ao público Inspirada no verso de Fernando Pessoa, “Afinal, a melhor maneira de viajar é sentir”, em diálogo com o poema Paisagem Vestida, Lima Bo constrói...
Comentários