Antes da virada no tempo, SP enfrenta calor fora de época
Apesar do calor no início da estação, a previsão já indica queda acentuada de temperatura no primeiro fim de semana do inverno. Confira os detalhes!
O inverno começou nesta terça, 21 de junho, mas o frio da estação ainda vai demorar alguns dias para chegar ao estado de São Paulo. Esta primeira do inverno vai surpreender muitos paulistas, já que a tendência é de calor durante as tardes até sexta-feira(24).
As noites e madrugadas ainda podem ser marcadas por friozinho, mas sem extremos. Já durante as tardes, as máximas devem ficar em torno de 30°C em grande parte do litoral e do Interior e próximas aos 27°C na capital paulista. Nesta quarta, inclusive, os ventos de noroeste se intensificam e aumentam a sensação de calor. Até há previsão de rajadas de vento pelo estado, em torno de 40 a 60km/h, mas não há possibilidade de chuva.
Todos esses dias, até sexta, serão ensolarados, praticamente sem nuvens no céu e muito secos. O grande destaque para a semana é a umidade relativa do ar que deve ficar muito abaixo do ideal para a saúde. Os valores podem ficar abaixo dos 30% no estado e até abaixo de 20% no norte paulista.
Já na manhã desta quarta(22), o mapa de qualidade do ar da Cetesb já registrava várias estações com qualidade do ar prejudicada. Com a falta de chuva ao longo dos próximos dias, essa situação ainda pode piorar.
Tendência para o inverno
O calor fora de época já está com os dias contados para acabar. Já no próximo fim de semana, entre os dias 25 e 26 de junho, uma nova frente fria vai derrubar as temperaturas sobre parte do estado de São Paulo. Além disso, de acordo com a previsão climática, cerca de duas ondas de frio ainda são previstas para chegar ao estado ao longo do mês de julho e início de agosto. Neste período, o frio deve ser mais intenso e até há chance de geada pelo interior paulista.
Em relação à chuva, não há grandes destaques. Deve ser um período mais seco, especialmente o mês de agosto. A baixa umidade relativa do ar pode causar um grande desconforto, além do aumento da poluição que tende a deixar a qualidade do ar prejudicada. Com o aumento das queimadas pelo país, a fumaça deve ser transportada e pode causar até alguns impactos na saúde humana e na coloração do céu, como já observamos em outros episódios secos no Brasil.
O mês de setembro, já em transição para a primavera, será o mais quente. O mês até começa com um pouco mais de frio, mas a segunda quinzena já deve ter alguns extremos de calor. Não está descartada a chance de uma nova onda de calor.
Médias climatológica da cidade de São Paulo - meses do inverno
Fonte dos dados: INMET
Julho
chuva: 48,4mm
mínima: 12,8°C
máxima: 22,9°C
Agosto
chuva: 32,3mm
mínima: 13,3°C
máxima: 24,5°C
Setembro
chuva: 83,3mm
mínima: 14,9°C
máxima: 25,2°C
Funss libera lista de contemplados em workshops de gastronomia Publicada em 19/11/2024 às 15:33 O Fundo Social de Solidariedade (Funss) divulga hoje (19), a lista com os nomes dos contemplados para cursos e workshops de capacitação em sua unidade. A pré-inscrição foi realizada pela internet, no dia 18 de novembro. O critério para a seleção e formação de turmas foi a ordem de envio do formulário Google. Confira a lista: Workshop de doces práticos e lucrativos Luciana Alves Borges Samara Renata Itamara Quaresma Gondim Mariza Duarte Laranja Patricia Bulisani Wurgler Buim Ana Paula Viotti Seixas L Adrielli Mantuani Rosalva Biliero Graziela Pistarini Helena Pereira Da Boa Ventura Elaine De Moraes Jaqueline Ferreira Barbosa Katia Cilene De Camargo Vanilda Nunes Dos Santos Daniele Cristina Do Prado Reis Rita Eli Zanin Miguel Sumaia Cristina Crecchi Barboza Sidney Vivian Mara Bulizani Lucato Rosângela Aparecida Longue Marques Maria Júlia De Morais Rizzieri Workshop de tortas Erika Harth Chu...
Comentários