Jundiaí 365 anos: visitantes podem conferir documento de criação da ‘vila de Jundiahy’ nos jardins do Solar do Barão
Publicada em 15/12/2021 às 07:38
Quem visitar os jardins do Museu Histórico e Cultural – Solar do Barão poderá conferir logo na entrada pela rua Barão de Jundiaí uma nova instalação em forma de painel com a cópia do auto de criação da “vila de Jundiahy”.
O documento, que se encontra no Arquivo Nacional da Torre do Tombo, em Lisboa, Portugal, trata da elevação da então freguesia de Nossa Senhora do Desterro de Jundiahy à categoria de vila de Jundiahy, num dia 14 de dezembro, como nesta terça-feira. A grande descoberta, feita e apresentada ao prefeito Luiz Fernando Machado em 2018 pelo cientista social Samuel Vidilli, no entanto, refere-se ao ano do ocorrido: 1656, e não 1655 como até então se acreditava.
No painel estão reproduzidas as primeiras páginas de um traslado (cópia) de 1767 do original, e uma tradução paleográfica, por profissional juramentado. Quem quiser conferir os documentos na íntegra pode, a partir de um QR code, verificá-los no site da Cultura.
Conteúdo na íntegra dos documentos pode ser acessado a partir de QR Code
Vidilli explica a motivação de sua pesquisa e a importância da descoberta. “Em 2018 iniciei uma pesquisa para escrever um livro sobre a cidade e, sem sair de casa, recorri ao site do Arquivo da Torre do Tombo. Com a palavra ‘Jundiaí’ não obtive resultados. Então inseri ‘Jundiahy’ no campo de pesquisa e este foi o primeiro documento a aparecer. A vila, no período imperial, é a organização política mínima e, portanto, neste dia comemora-se o aniversário, com a mudança somente quanto ao ano. O grande tema que envolve a divulgação desde documento é a necessidade de que todos possam acessá-lo”.
O gestor da UGC, Marcelo Peroni, explica a escolha pelo local da instalação. “A proposta deste painel é democratizar uma informação, torná-la acessível a todos. E os jardins do Solar pareceram uma escolha óbvia, não somente pelo fluxo de visitantes e pelas memórias afetivas que ele suscita, mas pela sua localização, próximo à matriz, onde a cidade começou”.
A programação completa do aniversário da cidade pode ser conferida no site Jundiaí 365 anos.
Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ
Funss libera lista de contemplados em workshops de gastronomia Publicada em 19/11/2024 às 15:33 O Fundo Social de Solidariedade (Funss) divulga hoje (19), a lista com os nomes dos contemplados para cursos e workshops de capacitação em sua unidade. A pré-inscrição foi realizada pela internet, no dia 18 de novembro. O critério para a seleção e formação de turmas foi a ordem de envio do formulário Google. Confira a lista: Workshop de doces práticos e lucrativos Luciana Alves Borges Samara Renata Itamara Quaresma Gondim Mariza Duarte Laranja Patricia Bulisani Wurgler Buim Ana Paula Viotti Seixas L Adrielli Mantuani Rosalva Biliero Graziela Pistarini Helena Pereira Da Boa Ventura Elaine De Moraes Jaqueline Ferreira Barbosa Katia Cilene De Camargo Vanilda Nunes Dos Santos Daniele Cristina Do Prado Reis Rita Eli Zanin Miguel Sumaia Cristina Crecchi Barboza Sidney Vivian Mara Bulizani Lucato Rosângela Aparecida Longue Marques Maria Júlia De Morais Rizzieri Workshop de tortas Erika Harth Chu...
Comentários