Globo faz dura crítica a Bolsonaro após agressão à imprensa
Emissora responsabiliza o presidente pela ação truculenta de seguranças de sua comitiva e “apoiadores fanáticos”
Jeff Benício
No domingo (12), a Globo usou o ‘Fantástico’ para protestar contra a agressão a jornalistas durante visita de Jair Bolsonaro à área atingida por enchentes na Bahia. Por 6 minutos, as âncoras Poliana Abritta e Maria Júlia Coutinho fizeram o relato do episódio e cobraram, em nome da emissora, o posicionamento de algumas instituições.
“Uma equipe da TV Bahia, afiliada da Globo, foi agredida por seguranças e apoiadores do presidente Jair Bolsonaro”, informou Maju. Poliana contou que repórteres da TV Aratu, afiliada do SBT, também foram atacados. Uma jornalista chegou a ser agarrada pelo pescoço por um segurança da comitiva presidencial.
Na caçamba de uma caminhonete, Bolsonaro assistiu à confusão e chegou a pegar no braço de um segurança exaltado na tentativa de acalmá-lo. “Se bater de novo (o microfone nas costas), vou enfiar a mão na tua cara”, ameaçou o agente, dedo apontado aos jornalistas.
Descontrolado, um político da cidade de Itamaraju puxou os braços de repórteres na tentativa de pegar os microfones. No tumulto, um dos aparelhos foi danificado e a pochete de uma repórter acabou arrancada da cintura dela. Após a confusão, um integrante da segurança pediu desculpas às equipes de TV.
Maju lembrou que o Supremo Tribunal Federal foi acionado em novembro pela Rede Sustentabilidade a fim de proibir Bolsonaro de “atacar ou incentivar ataques verbais ou físicos à imprensa e aos profissionais da área”. Pede-se ao STF que determine multa de R$ 100 mil por cada manifestação agressiva que o presidente venha a ter.
Relatada pelo ministro Dias Toffoli, a ação aguarda para ser julgada pelo plenário da corte. Não há data prevista. A Advocacia Geral da União, que defende Bolsonaro, se colocou contra a ação. O governo afirma que o presidente não incentiva a violência a jornalistas e não pode ser responsabilizado pela hostilidade contra a imprensa.
“As agressões deste domingo mostram que já passou da hora de a Procuradoria Geral da República dar o seu parecer na ação que corre no Supremo”, leu Maju. “A imprensa cumpre um direito inscrito na Constituição e deve ter a sua segurança garantida.”
De maneira enfática, a Globo apontou a culpa de Bolsonaro. “Se os seguranças agem por conta própria, a Presidência deve ser responsabilizada por omissão. Se agem seguindo ordens superiores, a Presidência deve ser responsabilizada por atentar contra a liberdade de imprensa e fomentar a violência contra jornalistas”, disse Maju.
“Além disso, é escandalosa a atitude da Presidência de deixar jornalistas à própria sorte em meio a apoiadores fanáticos, que são insuflados quase diariamente pelo próprio presidente em sua retórica contra o trabalho da imprensa”, afirmou Poliana. “Frente aos evidentes e graves riscos enfrentados por repórteres de todos os veículos, é urgente que o Judiciário se pronuncie.”
O ‘Fantástico’ lembrou a agressão a repórteres diante da embaixada do Brasil em Roma, na Itália, em 31 de outubro, quando tentavam entrevistar Jair Bolsonaro e foram vítimas da brutalidade de seguranças. O correspondente da Globo, Leonardo Monteiro, contou ter levado um soco na barriga de um agente da comitiva.
A partir dos protestos de rua de 2013, as equipes externas da Globo e GloboNews se tornaram alvos frequentes de gritos de protesto, ameaças verbais e até agressões físicas. O clima hostil ficou pior com a ascensão de Bolsonaro ao Palácio do Planalto. Ele vê a emissora líder em audiência como seu maior inimigo na mídia. Seus partidários e apoiadores engrossam o coro contra a TV da família Marinho.
Exposição ‘Bifurcações Extravagantes’ acontece de 9 a 11 de janeiro no Espaço Expressa Publicada em 09/01/2026 às 09:00 O Espaço Expressa de Jundiaí será palco, de sexta a domingo (9, 10 e 11 de janeiro), da Exposição “Bifurcações Extravagantes”, da artista Lima Bo. O evento conta com apoio da Prefeitura de Jundiaí, através da Secretaria Municipal de Cultura (SMCULT), tem entrada gratuita ao público e reúne um conjunto de 10 obras, entre esculturas, pinturas, colagens digitais e vídeos, concebidas a partir de investigações sobre memória, tempo e matéria. A mostra propõe um percurso sensorial e poético em que corpo, território e palavra se entrelaçam, convidando o público a experimentar o espaço como quem atravessa uma paisagem em movimento. Exposição da artista Lima Bo vai até 31 de janeiro no Espaço Expressa, com entrada gratuita ao público Inspirada no verso de Fernando Pessoa, “Afinal, a melhor maneira de viajar é sentir”, em diálogo com o poema Paisagem Vestida, Lima Bo constrói...
Comentários