Síndrome gripal: Cuidados para evitar a contaminação são simples e eficientes
Publicada em 21/12/2021 às 10:32
Os mesmos cuidados adotados pelas pessoas ao longo dos quase dois anos de pandemia da COVID-19, como a higienização frequente das mãos, evitar locais fechados e sem ventilação, além do uso de álcool em gel e máscara, são eficientes contra os demais vírus de infecções respiratórias, as conhecidas gripes e resfriados, inclusive a conhecida gripe H3N2. Jundiaí, na última semana, registrou aumento de 20% nos atendimentos de síndrome gripal nos serviços públicos da rede municipal.
De acordo com dados da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), entre os dias 6 a 12 de dezembro foram registrados 1,4 mil atendimentos nos Prontos Atendimentos (PAs) e Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Vetor Oeste. Já entre os dias 13 a 18, o volume subiu para 1,7 mil, o que gera aumento superior a 20% no fluxo de pessoas com sintomas como coriza, febre, tosse e dor no corpo. A positividade para COVID-19 permanece em 10%.
“O avanço da vacinação contra a COVID-19 não pode ser associado com o descaso aos cuidados contra a doença ou os demais vírus respiratórios. Ainda existe um percentual de pessoas que não receberam as doses de vacinas e por isso, são vulneráveis à doença, além de celeiro para a mutação das cepas do Sars-CoV-2. A prevenção à COVID-19 também é eficiente contra qualquer outro vírus respiratório, inclusive o H3N2 que está em intensa circulação em várias partes do país”, detalha a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, da UGPS, Fauzia Abou Abbas Raiza.
Máscara de proteção respiratória é medida de prevenção e combate aos vírus da COVID-19 e H3N2
H3N2
Os sintomas mais comuns da gripe H3N2, ou a conhecida influenza A, são: picos de febre, dor de garganta, tosse, secreção nasal excessiva, dor de cabeça e no corpo e mal-estar intenso. Pode ter ocorrência de vômito e diarreia.
O vírus H3N2 tem mais riscos de complicações em idosos e crianças. E é justamente por isso que esses públicos são considerados prioritários na campanha de vacinação contra gripe. Pessoas com o sistema imunológico comprometido, grávidas e portadoras de doenças crônicas também devem ficar alerta para se prevenir.
Para o tratamento, é indicado que a pessoa doente faça repouso, ingestão de bastante líquido e aposte em uma alimentação equilibrada e leve. O médico também pode recomendar o uso de medicamentos antivirais e outros que aliviem sintomas de dor e mal-estar. Os casos graves da doença podem necessitar de internação.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
Funss libera lista de contemplados em workshops de gastronomia Publicada em 19/11/2024 às 15:33 O Fundo Social de Solidariedade (Funss) divulga hoje (19), a lista com os nomes dos contemplados para cursos e workshops de capacitação em sua unidade. A pré-inscrição foi realizada pela internet, no dia 18 de novembro. O critério para a seleção e formação de turmas foi a ordem de envio do formulário Google. Confira a lista: Workshop de doces práticos e lucrativos Luciana Alves Borges Samara Renata Itamara Quaresma Gondim Mariza Duarte Laranja Patricia Bulisani Wurgler Buim Ana Paula Viotti Seixas L Adrielli Mantuani Rosalva Biliero Graziela Pistarini Helena Pereira Da Boa Ventura Elaine De Moraes Jaqueline Ferreira Barbosa Katia Cilene De Camargo Vanilda Nunes Dos Santos Daniele Cristina Do Prado Reis Rita Eli Zanin Miguel Sumaia Cristina Crecchi Barboza Sidney Vivian Mara Bulizani Lucato Rosângela Aparecida Longue Marques Maria Júlia De Morais Rizzieri Workshop de tortas Erika Harth Chu...
Comentários