São Vicente faz ampliação de 20 leitos e chega a 100% da sua capacidade estrutural
Publicada em 21/03/2021 às 12:04
Com a nona ampliação nos leitos exclusivos para o tratamento aos pacientes suspeitos ou confirmados de COVID-19, o Hospital São Vicente de Paulo (HSV) alcança 100% de sua estrutura de leitos de internação dedicados à pandemia. Caso não seja contida a circulação do Novo Coronavírus, o atendimento corre o risco de ser prejudicado. A partir das 13 horas de hoje, a estrutura passa a contar com 103 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 129 em enfermaria, totalizando os 232 leitos públicos de internação existentes dedicados para Covid-19 em Jundiaí. Entre segunda-feira (15) até o meio-dia de domingo (21), 173 pessoas foram internadas por COVID-19 no HSV. Crescimento de 35% em menos de sete dias.
“A administração não está medindo esforços para não deixar os pacientes sem atendimento. Chegamos ao limite estrutural do São Vicente e mais uma vez pedimos a ajuda da população para diminuir a circulação do vírus e a pressão no sistema hospital. Sempre vale lembrar para que as pessoas não aglomerem, saiam de casa somente se necessário, utilizem sempre máscara e façam a constante higienização das mãos”, afirma o prefeito Luiz Fernando Machado.
“Não há mais espaços para a ampliação de leitos exclusivos COVID-19 no Hospital São Vicente de Paulo. Conseguimos alcançar esse quantitativo com a junção do Hospital Regional (HR) atuando em parceria, é que também está com a sua estrutura dedicada exclusivamente para o atendimento não COVID-19 tomada. Precisamos da colaboração de toda a população, que cada um faça a sua parte e mantenha os cuidados individuais e coletivos”, alerta o gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde, Tiago Texera.
Fachada do Hospital São Vicente, com estátua na frente
São Vicente conta com 232 leitos exclusivos para Covid-19
Para alcançar a ampliação de mais 20 leitos em 24h,o HSV transferiu o Pronto Socorro Geral para o Pronto Socorro Ortopédico, localizado na entrada pela rua Anchieta. “A imensa estrutura do HSV está tomada pelo atendimento COVID-19. A pressão está intensa. O vírus só circula com a carona dada pelas pessoas. Se não há movimentação, não há circulação de vírus. É essencial a colaboração de todos”, ressalta.
Números
Na semana passada, Jundiaí havia vivenciado a pior semana de toda a pandemia, com o recorde de 129 internações, 48% mais que no pior pico do ano passado, quando foram registradas 99.
Contudo, entre os dias 15 ao meio-dia de domingo (21) , o número foi ainda maior, 173 pessoas deram entrada no HSV com COVID-19.
O resultado reflete o que acontece nos serviços de atendimento exclusivo COVID-19 da cidade. Na semana anterior foram registrados 3,6 mil pessoas em busca de atendimento entre as Unidades Sentinelas de Jundiaí é PAs exclusivos COVID-19. Desse total, 50% tem positividade para a doença é 10% desenvolverá a forma grave da doença.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJique por dentro das últimas notícias do Jornal Jundiaí.
Exposição ‘Bifurcações Extravagantes’ acontece de 9 a 11 de janeiro no Espaço Expressa Publicada em 09/01/2026 às 09:00 O Espaço Expressa de Jundiaí será palco, de sexta a domingo (9, 10 e 11 de janeiro), da Exposição “Bifurcações Extravagantes”, da artista Lima Bo. O evento conta com apoio da Prefeitura de Jundiaí, através da Secretaria Municipal de Cultura (SMCULT), tem entrada gratuita ao público e reúne um conjunto de 10 obras, entre esculturas, pinturas, colagens digitais e vídeos, concebidas a partir de investigações sobre memória, tempo e matéria. A mostra propõe um percurso sensorial e poético em que corpo, território e palavra se entrelaçam, convidando o público a experimentar o espaço como quem atravessa uma paisagem em movimento. Exposição da artista Lima Bo vai até 31 de janeiro no Espaço Expressa, com entrada gratuita ao público Inspirada no verso de Fernando Pessoa, “Afinal, a melhor maneira de viajar é sentir”, em diálogo com o poema Paisagem Vestida, Lima Bo constrói...
Comentários