Políticas para a Infância de Jundiaí viram podcast do Instituto Cidades Sustentáveis
A convite do Instituto Cidades Sustentáveis, o prefeito Luiz Fernando Machado apresentou, em entrevista remota realizada na manhã desta quarta-feira (24), as políticas públicas para a Infância em prática no Município. O conteúdo apresentado irá se tornar um episódio da série de podcasts “Futuros Urbanos” do Instituto e contou com a participação do gestor da Unidade de Cultura (UGC), Marcelo Peroni.
Luiz Fernando compartilhou os detalhes e a construção das práticas municipais, como o conceito do Mundo das Crianças e o funcionamento do Comitê das Crianças; programas municipais de destaque, como as Ruas de Brincar, Entre a Casa e a Escola e Pé de Infância; as redes internacionais de que o Município faz parte, como a Urban95 e a Rede Latino-americana Cidade das Crianças; além das instituições parceiras, como o Instituto Alana e as Fundações Bernard van Leer e Maria Cecilia Souto Vidigal.
“O investimento na Infância é mais um motivo que atesta o protagonismo de Jundiaí, que é a sétima economia do Estado e a 17ª do País e que atualmente conta com uma das menores taxas nacionais de mortalidade infantil. Na prática, além de todos os programas e iniciativas no assunto que a Prefeitura desenvolve, nosso Plano Diretor e nosso Plano Plurianual, que trata do horizonte dos investimentos do Município, possuem um capítulo especial só para tratar da infância. Pelo olhar que temos, costumo brincar que em Jundiaí a brincadeira é levada a sério. Este é o meu apelo aos meus colegas prefeitos, pois depende das cidades o desenvolvimento de todo um país, e também meu convite para que, quando a situação permitir, nos visitem e atestem tudo o que por nós é hoje aqui apresentado”, compartilhou Luiz Fernando.
Tela de computador com três pessoas, dois homens e uma mulher, conversando por meio de ferramenta de bate-papo on-line
Luiz Fernando apresentou os detalhes e a construção das práticas municipais referentes à Infância
O prefeito apresentou ainda o modelo de gestão por plataformas. “Da mesma forma como o cidadão enxerga a Prefeitura como um todo, trabalhamos para que as Unidades de Gestão, as antigas secretarias, não atuem como ilhas e enxerguem também o cidadão em todos os seus aspectos, sob uma análise sem desconexões. Na própria experiência do desemparedamento das salas de aulas, tivemos diversas Unidades envolvidas e esse modelo já motivou visitas de grandes redes educacionais do país. Isso nos alegra, pois Jundiaí sempre esteve aberta para compartilhar e aprender de outras experiências, criando um ecossistema de cidades que trabalhem de modo colaborativo”
Segundo a mediadora do debate, Luanda Nera, o convite a Jundiaí foi motivado por sua construção de desenvolvimento sustentável que decidiu ouvir as crianças. “É um alívio neste contexto tão triste de pandemia ver que Jundiaí enxerga a criança não na perspectiva do futuro, mas, como nas palavras do prefeito, uma preocupação no presente. Também nos chamou a atenção como essas questões da Infância têm a Cultura a porta de entrada para discussão dentro do governo municipal”.
Peroni compartilha os resultados das parcerias e a importância da adesão da sociedade. “Pensar sob a ótica das crianças e o apoio que temos recebido das instituições e pessoas parceiras, como o próprio professor Francesco Tonucci, têm nos permitido não só vivenciar uma nova realidade para a cidade como mudar as perspectivas. Não somos uma cidade amiga das crianças, onde os adultos tomam decisões por elas, mas somos a Cidade das Crianças, pois em Jundiaí as crianças são ouvidas e, a partir de suas contribuições, partimos para a execução. E isso passa pela Cultura, pois quando frisamos a importância do brincar, do cantar e do contar histórias, isso carrega aspectos sociais e geracionais, que tudo têm a ver com Cultura e com o caráter multiplataforma e transversal que o governo municipal imprimiu nas políticas públicas nos últimos anos”.
Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ
Funss libera lista de contemplados em workshops de gastronomia Publicada em 19/11/2024 às 15:33 O Fundo Social de Solidariedade (Funss) divulga hoje (19), a lista com os nomes dos contemplados para cursos e workshops de capacitação em sua unidade. A pré-inscrição foi realizada pela internet, no dia 18 de novembro. O critério para a seleção e formação de turmas foi a ordem de envio do formulário Google. Confira a lista: Workshop de doces práticos e lucrativos Luciana Alves Borges Samara Renata Itamara Quaresma Gondim Mariza Duarte Laranja Patricia Bulisani Wurgler Buim Ana Paula Viotti Seixas L Adrielli Mantuani Rosalva Biliero Graziela Pistarini Helena Pereira Da Boa Ventura Elaine De Moraes Jaqueline Ferreira Barbosa Katia Cilene De Camargo Vanilda Nunes Dos Santos Daniele Cristina Do Prado Reis Rita Eli Zanin Miguel Sumaia Cristina Crecchi Barboza Sidney Vivian Mara Bulizani Lucato Rosângela Aparecida Longue Marques Maria Júlia De Morais Rizzieri Workshop de tortas Erika Harth Chu...
Comentários