Programação temática para mulheres tem início com debate sobre acolhimento a vítimas de violência
Publicada em 25/03/2021 às 14:22
Realizada na noite dessa terça-feira (23), a primeira live da série programada para discutir temas relativos às mulheres trouxe como tema o acolhimento às vítimas de violência. Proposta pela Assessoria de Políticas para Mulheres da Unidade de Gestão da Casa Civil (UGCC) e pela Unidade de Gestão de Cultura (UGC), a série faz parte das ações da Prefeitura para o Mês das Mulheres e contará com encontro mensais até o fim do ano nos canais da Cultura no Facebook e YouTube.
A abertura do encontro ficou por conta do monólogo “Uma sobrevivente”, em que a atriz Priscila Lopes encenou a trajetória de violência doméstica e de superação da ativista Maria da Penha. Na sequência os temas foram discutidos pelas convidadas: Maria Brant, gestora-adjunta da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS); a GM Ana Paula Durães Pardin, que é integrante da Patrulha Guardiã Maria da Penha e representou a Guarda Municipal e a Unidade de Gestão de Segurança Municipal; a drª. Érika Pimenta de Pádua Mayer, representando a Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), a delegada da Delegacia dos Direitos da Mulher (DDM), drª. Milena Fernandes Gallardo Anhe; e a advogada drª. Raphaela de Lemos.
Reunião on-line com diversas pessoas, espelhada simultaneamente em tela de celular em pé e em computador ao fundo.
Live ainda pode ser conferida nas redes sociais da Cultura
De acordo com o gestor da UGCC, Gustavo Maryssael, primeiro encontro on-line cumpriu a proposta almejada. “As ações desenvolvidas pelo Núcleo de Articulação de Políticas Públicas, neste caso específico, pela Assessoria de Políticas para Mulheres, são importantes para fomentar o debate sobre temas ainda palpitantes na sociedade. Queremos estimular cada vez mais eventos como este, sempre em parceria com outras Unidades de Gestão, a fim de potencializar o alcance de ideias positivas e estreitar os laços com a comunidade”.
Para a assessora de Políticas para Mulheres, Penha Camunha Martins, a proposta do encontro foi de provocar a reflexão a partir da informação. “Apesar do acesso das mulheres ao estudo, ao voto e ao trabalho, não existe ainda igualdade entre mulheres e homens. E em vista da pandemia e dos reflexos dela na violência, achamos oportuno trazer o assunto à discussão e tivemos importantes contribuições. A GM Ana Paula detalhou o trabalho da Patrulha Guardiã Maria da Penha na defesa da vítima sob medida protetiva; a Maria Brant explicou o trabalho da Casa Sol no abrigamento em local sigiloso das mulheres sob ameaça de morte e o trabalho da UGADS com os agressores; a drª. Raphaela tratou da legislação; a drª. Milena abordou os tipos de violências mais frequentes, sendo a ameaça uma das formas mais disparadas; e a drª. Erika explicou o funcionamento da rede de atenção básica, a atuação do Hospital Universitário no acolhimento às vítimas e realização das profilaxias necessárias e o tratamento psicológico oferecido pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF)”.
O gestor da UGC, Marcelo Peroni, um dos mediadores da noite, explica a integração da Prefeitura na construção da programação. “Enfrentar a violência contra as mulheres é um problema não só delas, mas de toda a sociedade. E nessa perspectiva social e de trabalho transversal das Unidades de Gestão da Prefeitura, a Cultura abre os seus canais para receber esses debates, sob a condução de mulheres com autoridade no que dizem e a contribuição de mulheres artistas para iniciar a discussão de cada noite”.
Maria Brant apresentou o trabalho da UGADS no acolhimento às vítimas que sofrem ameaça de morte. “O trabalho dos profissionais da Casa Sol exige alta qualificação técnica, em vista da complexidade dos atendimentos. É necessária a criação de alguma forma de vínculo com a mulher abrigada, auxiliando-a no rompimento do ciclo de violência”.
Mais lives
Até o final do ano, estão programados encontros mensais com temáticas diversas relativas às Mulheres, como mundo do trabalho, direitos sociais, o papel da mulher na sociedade e na Ciência, participação na política, Direitos Humanos e igualdade de direitos, Saúde, além de prevenção e enfrentamento à violência.
Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ
Funss libera lista de contemplados em workshops de gastronomia Publicada em 19/11/2024 às 15:33 O Fundo Social de Solidariedade (Funss) divulga hoje (19), a lista com os nomes dos contemplados para cursos e workshops de capacitação em sua unidade. A pré-inscrição foi realizada pela internet, no dia 18 de novembro. O critério para a seleção e formação de turmas foi a ordem de envio do formulário Google. Confira a lista: Workshop de doces práticos e lucrativos Luciana Alves Borges Samara Renata Itamara Quaresma Gondim Mariza Duarte Laranja Patricia Bulisani Wurgler Buim Ana Paula Viotti Seixas L Adrielli Mantuani Rosalva Biliero Graziela Pistarini Helena Pereira Da Boa Ventura Elaine De Moraes Jaqueline Ferreira Barbosa Katia Cilene De Camargo Vanilda Nunes Dos Santos Daniele Cristina Do Prado Reis Rita Eli Zanin Miguel Sumaia Cristina Crecchi Barboza Sidney Vivian Mara Bulizani Lucato Rosângela Aparecida Longue Marques Maria Júlia De Morais Rizzieri Workshop de tortas Erika Harth Chu...
Comentários