Ainda dá para ver: chuva de meteoros na madrugada de 31 de maio
Estados do Centro-Oeste, do Norte, parte da Bahia e de Minas Gerais e o Rio Grande do Sul terão melhor visão do fenômeno. Ápice é volta das 2h.
Maio de 2022 termina com um evento especial no céu. Não será nenhuma tormenta de ventos e chuva, mas um espetáculo celeste proporcionado pelo rastro de um comenta.
Entre a noite do dia 30 de maio e a madrugada de 31 de maio de 2022, o planeta Terra vai atravessar, pela primeira vez, a nuvem de detritos deixada pela fragmentação do cometa 73P/Schwassmann-Wachmann, que ocorreu em 1995. A passagem por esta nuvem de partículas vai gerar a chuva de meteoros Tau-Herculídea, ou melhor, uma tempestade de meteoros, tamanha a quantidade de de tantos objetos brilhantes e incandescentes que estão sendo esperados.
Meteoros são popularmente chamados de estrelas cadentes.
Embora a previsão da quantidade de objetos de uma chuva ou tempestade de meteoros tenha uma margem de erro relativamente grande, os astrônomos esperam por este evento celeste. E desta vez, a quantidade de meteoros pode ser tão grande que os astrônomos estão dizendo que vai ocorrer um "surto de meteoros"
O professor Marcos Calil explica o que esperar desta chuva de meteoros
Onde e quando?
Todo o Brasil poderá ver a tempestade "surto" de meteoros da Tau-Herculídeas, mas em quantidades diferentes, para cada porção do país, e se a nebulosidade permitir.
Este mapa feito pela Bramon (Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros)mostra a taxa de meteoros em cada parte do Brasil
Taxa de meteoros esperada para o Brasil (Fonte: Bramon)
Chuva de meteoros deve ser observada a olho nu, em um local escuro, sem ou com pouca iluminação artificial.
O show começou por volta das 23 horas da segunda-feira, 30 de maio, mas o ponto alto da tempestade ser, o ápice do "surto" (momento com maior quantidade de meteoros) deve ocorrer por volta das 2h05 h do dia 31 de maio.
Segundo análise da Bramon, os moradores das Regiões Norte e Centro-Oeste serão privilegiados.
A nebulosidade
Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, centro, sul e leste do Pará, Tocantins, centro, oeste e sul da Bahia, Rondônia, noroeste de Minas Gerais e o Rio Grande do Sul são as áreas no Brasil que devem se manter com pouca ou nenhuma nebulosidade durante a madrugada de 31 de maio, possibilitando ótima visualização da chuva de meteoros Tau-Herculídeas. O Rio Grande do Sul esfriou muito com a entrada de uma massa de ar frio e os casacos pesados serão necessários para ficar ao ar livre e curtir a chuva de meteoros.
Lives
Ao vivo será um espetáculo muito especial. Mas se não ser para você ver, pode acompanhar o evento astronômico especial através de lives. Indicamos duas aqui.
Funss libera lista de contemplados em workshops de gastronomia Publicada em 19/11/2024 às 15:33 O Fundo Social de Solidariedade (Funss) divulga hoje (19), a lista com os nomes dos contemplados para cursos e workshops de capacitação em sua unidade. A pré-inscrição foi realizada pela internet, no dia 18 de novembro. O critério para a seleção e formação de turmas foi a ordem de envio do formulário Google. Confira a lista: Workshop de doces práticos e lucrativos Luciana Alves Borges Samara Renata Itamara Quaresma Gondim Mariza Duarte Laranja Patricia Bulisani Wurgler Buim Ana Paula Viotti Seixas L Adrielli Mantuani Rosalva Biliero Graziela Pistarini Helena Pereira Da Boa Ventura Elaine De Moraes Jaqueline Ferreira Barbosa Katia Cilene De Camargo Vanilda Nunes Dos Santos Daniele Cristina Do Prado Reis Rita Eli Zanin Miguel Sumaia Cristina Crecchi Barboza Sidney Vivian Mara Bulizani Lucato Rosângela Aparecida Longue Marques Maria Júlia De Morais Rizzieri Workshop de tortas Erika Harth Chu...
Comentários