Sábado é Dia de Multivacinação em Jundiaí
Publicada em 18/05/2022 às 10:17
Para alavancar as aplicações as doses atrasadas de vacinas contra COVID-19, de influenza, sarampo e demais vacinas de rotina das crianças, a Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), da Prefeitura de Jundiaí, realiza no próximo sábado (21), o Dia D de Multivacinação. O objetivo é ampliar o percentual de imunizações antes do período de queda nas temperaturas, que ocasionam maior circulação de vírus, possibilitando aumento do número de casos de doenças como COVID-19, influenza, sarampo e meningite.
As aplicações serão realizadas nas UBS Santa Gertrudes, Nova UBS São Camilo, UBS Hortolândia e Clínica da Família do Novo Horizonte II (antiga UBS Novo Horizonte), das 8h às 12h, sem a necessidade de agendamento.
Os públicos atendidos serão crianças a partir de seis meses, com aplicações das vacinas de rotina que por ventura estejam atrasadas.
Vacinação será oferecida para crianças, jovens e adultos.
Públicos
Crianças menores de cinco anos: Todas as doses de rotina
Crianças entre seis meses e menores de 5 anos: Influenza e sarampo
5 a 11 anos: COVID-19
12 anos imonossuprimidas: COVID-19 (público deve receber 4 doses para prevenção das formas graves da doença)
12 a 59 anos: COVID-19 (três doses)
60 anos ou mais: COVID-19 (quatro doses) e influenza
Ainda é importante lembrar que as gestantes e puérperas (mulheres no período de até 45 dias após o parto); pessoas com comorbidades e ou deficiências, crianças entre 6 meses a menores de 5 anos; professores; auxiliares de sala; profissionais de saúde; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários, de forças de segurança e salvamento, e de forças armadas; e funcionários do sistema prisional também estão habilitados para receberem a vacina contra influenza.
De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica (VE), a cobertura vacinal, segundo balanço de terça-feira (17), a vacina contra Influenza foi aplicada em 40.030 pessoas com 60 anos ou mais (53,9% da população nesta faixa etária estimada); 8.141 trabalhadores da saúde (71,2%); 4.382 crianças (18,4%); 412 gestantes (9,5%); 65 puérperas (9,1%) e 579 professores (10,9). Também receberam a vacina: 1.143 pessoas com comorbidades, 7 pessoas com deficiência (PCD), 27 motoristas e 8 trabalhadores das forças de segurança.
“As famílias precisam se atentarem para a vacinação das crianças e dos idosos, que são os mais vulneráveis às mudanças de temperatura. Com a chegada do período de maior frio, eles ficam mais susceptíveis ao adoecimento. Somente com a aplicação das vacinas é possível proteger dos vírus e das formas graves de doenças. O Brasil tem apresentado baixa adesão às vacinas nos últimos anos, inclusive para influenza, que conta com a cepa de vírus que causou muitos casos no final do ano passado e permanece em circulação”, comenta a enfermeira e coordenadora da VE, Maria do Carmo Possidente.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
Funss libera lista de contemplados em workshops de gastronomia Publicada em 19/11/2024 às 15:33 O Fundo Social de Solidariedade (Funss) divulga hoje (19), a lista com os nomes dos contemplados para cursos e workshops de capacitação em sua unidade. A pré-inscrição foi realizada pela internet, no dia 18 de novembro. O critério para a seleção e formação de turmas foi a ordem de envio do formulário Google. Confira a lista: Workshop de doces práticos e lucrativos Luciana Alves Borges Samara Renata Itamara Quaresma Gondim Mariza Duarte Laranja Patricia Bulisani Wurgler Buim Ana Paula Viotti Seixas L Adrielli Mantuani Rosalva Biliero Graziela Pistarini Helena Pereira Da Boa Ventura Elaine De Moraes Jaqueline Ferreira Barbosa Katia Cilene De Camargo Vanilda Nunes Dos Santos Daniele Cristina Do Prado Reis Rita Eli Zanin Miguel Sumaia Cristina Crecchi Barboza Sidney Vivian Mara Bulizani Lucato Rosângela Aparecida Longue Marques Maria Júlia De Morais Rizzieri Workshop de tortas Erika Harth Chu...
Comentários