A II Semana de Conscientização Sobre Alergia Alimentar começou com temas essenciais e tem programação até o dia 21
Publicada em 19/05/2022 às 07:04
A II Semana de Conscientização Sobre Alergia Alimentar começou com eventos on-line com temáticas relativas à alimentação. Os encontros acontecerão até o dia 20 de maio de maneira remota e se encerra no dia 21 com a Caminhada Todos Juntos e Misturados, no Mundo das Crianças. A iniciativa é realizada pela Unidade de Gestão de Educação (UGE), por meio do Departamento de Alimentação e Nutrição (DAN).
O primeiro tema discutido na quarta-feira foi a Experiência Exitosa: Plano de Cuidados em Alergia Alimentar do Município com a Nutricionista Maria Ângela Delgado, diretora do DAN, que deu início ao evento. “Em 2018 conheci a doutora e mestre em Psicologia Clínica, Érika Campos Gomes, onde iniciamos um projeto piloto em quatro escolas do município, com o tema Alergia na Escola. A partir daí, fomos construindo de forma inovadora um programa que foi implementado em 2021 nas escolas municipais: Programa de Cuidados com a Criança Alérgica na Escola”, explicou.
Em seguida, Érika deu sequência com o primeiro tema em pauta. “Eu fiquei encantada quando, em 2018, cheguei em Jundiaí e me deparei com tantos cuidados do DAN com as crianças. Todo ano aumenta o número de alérgicos nas escolas e o importante também, que realizamos com as formações, é que sejam ações em conjunto com as famílias, e que cada equipe escolar esteja preparada com um plano específico. Em 2020, nos deparamos com a necessidade do on-line, mas não paramos com as ações. Nós realizamos uma formação com os profissionais da educação em vídeo”, explicou.
DESCRIÇÃO DA IMAGEM: Pessoa de costas, sentada em frente a um computador, acompanha encontro virtual sobre alergia alimentar. Na tela do computador, imagem de alimentos e dois técnicos abordando o tema de maneira virtual
Acontece o evento on-line II Semana de Conscientização Sobre Alergia
Como um tema essencial para ser abordado entre os munícipes, em meio à 280 crianças com alergia alimentar pelas escolas municipais, encontram-se planos de cuidados em parceria entre as escolas e as famílias, como o Programa de Cuidados com a Criança Alérgica na Escola, que visa informar e preparar a equipe escolar para acolher e cuidar dos alunos.
O assunto com outro enfoques foram discutidos ao longo do dia e seguem pela semana. Ariana Yang, médica e especialista em alergia alimentar, palestrou sobre Alergia Alimentar, Diagnóstico e Prognóstico. “Me assusta o número crescente de casos de crianças alérgicas ano a ano. Precisamos falar sobre, cada vez mais, acredito que a educação é o caminho de tudo, em todas as áreas. A atenção deve ser grande, pois o impacto é amplo, é mental, emocional, tempo gasto, investimento financeiro, aspecto social e tantos outros”, ressaltou.
Vastí Ferrari Marques, gestora de Educação, ressaltou a importância do tema estar presente nas escolas. “A nossa educação aborda o assunto em todas as escolas municipais, ações essenciais para a equipe escolar, as famílias e os nossos meninos e meninas, em conjunto, entenderem a importância de muitos aspectos que precisam de atenção, especialmente a necessidade da busca ao auxílio profissional e seu diagnóstico. O evento é aberto ao público e os profissionais da saúde estão abertos a todas as dúvidas”, ressaltou Vastí.
Atualmente, todas as escolas municipais contam com o Mestres da Alergia, educador responsável por acolher a criança alérgica que chega à escola e orientar a equipe escolar. Em 2021, 3.977 profissionais da educação passaram por formação sobre os mais diferentes temas envolvendo a alergia alimentar.
Nos próximos dias, terão temas essenciais que merecem atenção, são eles: Oficina On-line com Tati Piva, Seletividade Alimentar e a Caminhada “Todos Juntos e Misturados no Mundo das Crianças”. Acesse a programação completa neste link.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
Funss libera lista de contemplados em workshops de gastronomia Publicada em 19/11/2024 às 15:33 O Fundo Social de Solidariedade (Funss) divulga hoje (19), a lista com os nomes dos contemplados para cursos e workshops de capacitação em sua unidade. A pré-inscrição foi realizada pela internet, no dia 18 de novembro. O critério para a seleção e formação de turmas foi a ordem de envio do formulário Google. Confira a lista: Workshop de doces práticos e lucrativos Luciana Alves Borges Samara Renata Itamara Quaresma Gondim Mariza Duarte Laranja Patricia Bulisani Wurgler Buim Ana Paula Viotti Seixas L Adrielli Mantuani Rosalva Biliero Graziela Pistarini Helena Pereira Da Boa Ventura Elaine De Moraes Jaqueline Ferreira Barbosa Katia Cilene De Camargo Vanilda Nunes Dos Santos Daniele Cristina Do Prado Reis Rita Eli Zanin Miguel Sumaia Cristina Crecchi Barboza Sidney Vivian Mara Bulizani Lucato Rosângela Aparecida Longue Marques Maria Júlia De Morais Rizzieri Workshop de tortas Erika Harth Chu...
Comentários