Sem poluentes e mais silencioso, ônibus elétrico é aprovado por usuários
Publicada em 11/04/2022 às 09:52
“É a primeira vez que ando em um ônibus elétrico, e a experiência foi muito boa.” A opinião é do tecelão Nelson Aparecido da Silva, que partiu da Vila Marlene ao Terminal Vila Arens a bordo de um ônibus elétrico, em fase de testes no transporte coletivo de Jundiaí. Com autonomia de 250 quilômetros, sem emissão de poluentes e ruídos, o veículo permanecerá em circulação pelas ruas de Jundiaí por 30 dias, em diferentes linhas. “Acho que é o caminho do futuro, principalmente se pensarmos nos benefícios ao meio ambiente”, declarou Nelson.
No Terminal Cecap, passageiros sobem pelas duas portas do ônibus elétrico, em cor branca e com detalhes amarelos, parado na plataforma
Ônibus já está em teste, em diferentes linhas da cidade; população gostou do conforto oferecido
O veículo possui 36 lugares sentados, espaço para cadeira de rodas e para 34 passageiros em pé. Suas baterias são carregadas através de um carregador ligado à rede elétrica de tensão entre 220 a 380V, que fica na garagem do veículo. Além de ser mais silencioso e não poluir, o ônibus oferece uma condução mais “leve” para os passageiros.
Foi justamente isso o que a auxiliar de produção Rafael Silva, de 22 anos, percebeu. Na companhia de sua prima, ela foi do Terminal Cecap ao Poupatempo. “Estou gostando bastante da viagem com esse ônibus, que é mais macio e menos barulhento na comparação com os outros”, disse ela.
Funcionária de um supermercado na região do Cecap, Simone Nogueira Pereira também aprovou o uso do veículo elétrico nas ruas de Jundiaí. “É muito positivo quando há, do poder público, esse tipo de preocupação com o meio ambiente”, afirmou. “E por ser mais silencioso, contribui demais.”
“Com o ônibus elétrico em circulação, queremos compreender o funcionamento e os benefícios dessa tecnologia, levando em conta as características de nossa cidade”, declarou o gestor de Mobilidade e Transporte, Aloysio Queiroz. O veículo foi cedido por sua empresa, a BYD Brasil (localizada em Campinas), sem custo para o município. Ele estará em atividade em diferentes linhas troncais, ou seja, aquelas que ligam terminais urbanos.
O tecelão Nelson está com uma camiseta preta a cinza, em frente ao ônibus parado na plataforma
O tecelão Nelson Aparecido, após a viagem, elogiou a iniciativa e disse que esse é o caminho do futuro
Investimentos
Com o objetivo de melhorar a mobilidade urbana, a Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT) deu início, no ano passado, à construção do Plano de Mobilidade Urbana. Seu objetivo é pensar em alternativas para fluxo de veículos e em investimentos para a abertura de mais ciclovias e mais espaços e estímulos à caminhabilidade, além de outros benefícios. O plano está pronto e seu projeto de lei será enviado à Câmara Municipal de Jundiaí, onde será apreciado.
Além disso, a Prefeitura tem feito importantes investimentos para dar mais conforto aos passageiros, como a integração, no ano passado, de 20 ônibus com ar condicionado, a consolidação da tecnologia embarcada para pagamento com cartão de crédito e débito por aproximação em toda a frota e a presença de quatro câmeras de segurança em cada veículo.
Assessoria de Imprensa
Foto: fotógrafo PMJ
Exposição ‘Bifurcações Extravagantes’ acontece de 9 a 11 de janeiro no Espaço Expressa Publicada em 09/01/2026 às 09:00 O Espaço Expressa de Jundiaí será palco, de sexta a domingo (9, 10 e 11 de janeiro), da Exposição “Bifurcações Extravagantes”, da artista Lima Bo. O evento conta com apoio da Prefeitura de Jundiaí, através da Secretaria Municipal de Cultura (SMCULT), tem entrada gratuita ao público e reúne um conjunto de 10 obras, entre esculturas, pinturas, colagens digitais e vídeos, concebidas a partir de investigações sobre memória, tempo e matéria. A mostra propõe um percurso sensorial e poético em que corpo, território e palavra se entrelaçam, convidando o público a experimentar o espaço como quem atravessa uma paisagem em movimento. Exposição da artista Lima Bo vai até 31 de janeiro no Espaço Expressa, com entrada gratuita ao público Inspirada no verso de Fernando Pessoa, “Afinal, a melhor maneira de viajar é sentir”, em diálogo com o poema Paisagem Vestida, Lima Bo constrói...
Comentários