Programa Municipal de Monitoramento da Fertilidade do Solo garante segurança para os alimentos e meio ambiente
Publicada em 25/04/2022 às 08:44
O agronegócio é um setor de grande importância para o desenvolvimento de Jundiaí e da economia local. Para aprimorar as técnicas aplicadas nas plantações, a qualidade dos produtos, segurança alimentar e o desenvolvimento sustentável, a Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT) oferece o Programa Municipal de Monitoramento da Fertilidade do Solo.
O programa é gratuito e possibilita o diagnóstico da fertilidade do solo e ter conhecimento sobre a dinâmica dos nutrientes, o que proporciona melhorias na eficiência da adubação, resultando em redução de desperdícios de insumos e possíveis contaminações.
“A UGAAT oferece os serviços de análise química e física de solo. Depois dos resultados, os técnicos prestam suporte com recomendações de adubação e calagem para as propriedades produtivas. Esse é um serviço totalmente gratuito para nossos produtores rurais e de grande importância, que tem impacto na garantia de produtos de qualidade para o consumidor”, lembra o gestor da Unidade de Agronegócio, Abastecimento e Turismo, Eduardo Alvarez.
Maria Rosa Joaquim e Geraldo Soares de Oliveira são produtores de hortaliças orgânicas. A propriedade está localizada no bairro Traviú e eles comentam que utilizam o serviço oferecido pelo programa desde o início da produção.
DESCRIÇÃO DA IMAGEM
Homem está mexendo no solo com equipamento para tirar terra
Geraldo faz análise do solo pela UGAAT desde que iniciou a produção de orgânicos
“O monitoramento da fertilidade do solo foi iniciado junto com o início da nossa produção. Esse acompanhamento que temos da prefeitura é maravilhoso, pois nos oferece o suporte necessário. Com a análise do solo, podemos adequar a adubação da maneira correta e receber a orientação técnica, tudo sem qualquer custo. Esse valor que economizamos, aplicamos em outras ações na nossa produção”, comentaram Maria Rosa e Geraldo, que recentemente também conquistaram, com o apoio da UGAAT, a certificação IBD (Instituto Biodinâmico de Desenvolvimento Rural) Orgânico, um selo que encontra-se em produtos com acreditação internacional, uma ação do Programa Jundiaí Orgânicos.
Para participar do programa é simples. O produtor rural deve ter propriedade em Jundiaí. A amostra deve ser recolhida pelo agricultor e entregue na Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo, no 5º andar do Paço Municipal – ala Norte. “Cada amostra deve conter aproximadamente 300 gramas de solo. As orientações para coleta e entrega do material podem ser consultadas no site do Agronegócio ou pelo telefone 11 4589-8581”, comenta a diretora do Departamento de Agronegócio, Isabel Harder.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
Funss libera lista de contemplados em workshops de gastronomia Publicada em 19/11/2024 às 15:33 O Fundo Social de Solidariedade (Funss) divulga hoje (19), a lista com os nomes dos contemplados para cursos e workshops de capacitação em sua unidade. A pré-inscrição foi realizada pela internet, no dia 18 de novembro. O critério para a seleção e formação de turmas foi a ordem de envio do formulário Google. Confira a lista: Workshop de doces práticos e lucrativos Luciana Alves Borges Samara Renata Itamara Quaresma Gondim Mariza Duarte Laranja Patricia Bulisani Wurgler Buim Ana Paula Viotti Seixas L Adrielli Mantuani Rosalva Biliero Graziela Pistarini Helena Pereira Da Boa Ventura Elaine De Moraes Jaqueline Ferreira Barbosa Katia Cilene De Camargo Vanilda Nunes Dos Santos Daniele Cristina Do Prado Reis Rita Eli Zanin Miguel Sumaia Cristina Crecchi Barboza Sidney Vivian Mara Bulizani Lucato Rosângela Aparecida Longue Marques Maria Júlia De Morais Rizzieri Workshop de tortas Erika Harth Chu...
Comentários