Prefeitura de Jundiaí abre Unidades Sentinelas para atendimento aos pacientes com sintomas gripais
Publicada em 31/05/2025 às 08:00
A Prefeitura de Jundiaí, através da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), abre, a partir de segunda-feira (2), duas Unidades Sentinelas para o atendimento exclusivo aos pacientes com sintomas gripais leves.
De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pessoas com coriza, tosse, espirros, presença ou não de febre, dor de garganta devem ir à Unidade Básica de Saúde (UBS) Morada das Vinhas, localizada na rua Uva Niágara, s/nº – antiga avenida A) ou à Clínica da Família Almerinda Chaves (rua José Ribeiro Barbosa, 20). O atendimento de rotina dos dois serviços seguirá sem alteração.
Já no caso de sintomas que indicam maior gravidade, tais como falta de ar, mal estar intenso, a orientação é procurar os Pronto Atendimentos (PAs):
PA Ponte São João, das 7h às 19h (com fechamento dos portões às 18h);
PA Retiro, das 7h às 19h (com fechamento dos portões às 18h);
PA Hortolândia, atendimento 24h;
UPA Vetor Oeste, atendimento 24h.
As unidades de urgência e emergência, seguindo o Protocolo de Manchester, priorizam os acolhimentos conforme a gravidade clínica de cada paciente.
Monitoramento
O Município segue monitorando o cenário epidemiológico e assistencial para desencadear ações para garantir o atendimento, diante do aumento de casos de síndrome gripal.
É importante que a população também esteja atenta as medidas de prevenção. Entre elas: evitar aglomerações; higienizar constantemente as mãos; utilizar máscaras em caso de sintomas gripais para bloquear a transmissão da doença; evitar levar os bebês pequenos a lugares com muita circulação de pessoas e restringir visitas. As vacinas contra Influenza e Covid-19 são outras medidas fundamentais neste período para evitar o agravamento das doenças.
Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ
Investimento tecnológico sustentável impulsionará emprego e renda em Jundiaí Publicada em 20/11/2025 às 15:00 Jundiaí recebeu representantes da Casa dos Ventos e da Ascenty, empresas reconhecidas nacional e internacionalmente por suas operações sustentáveis em energia renovável e infraestrutura tecnológica. A parceria entre as duas organizações garantirá à cidade a implantação de um novo empreendimento totalmente baseado em energia limpa e no uso de água de reuso, assegurando operação moderna, de grande porte e sem impactos ao abastecimento local. Logo na apresentação, as empresas reforçaram que toda a energia utilizada será 100% renovável, fornecida pela Casa dos Ventos, e que o sistema adotará circuito fechado de água tratada e reutilizada, eliminando a necessidade de captação adicional. O modelo já é referência no setor e se alinha às diretrizes ambientais do município. Mark Willian, Humberto Cereser, Cássia Carpi, Luciana Tango, Clécio Eloy, Gustavo Martinelli, Marcos Siqueira, ...
Comentários