DAE consolida estratégia de sustentabilidade com apresentação do Plano Estratégico ESG 2025 – 2030
Publicada em 27/05/2025 às 07:50
Servidores e lideranças das mais diversas áreas da DAE Jundiaí se reuniram, na última quinta-feira (22), no Auditório Planeta Água para assistir à apresentação do Plano Estratégico ESG (Ambiental, Social e de Governança). Elaborado em parceria com a Fundação Instituto de Administração (FIA), o documento servirá como diretriz para a empresa nos próximos cinco anos. Os membros do Conselho de Administração da empresa também estiveram presentes.
“O ESG é uma estratégia para incluir os aspectos de sustentabilidade nas empresas. A elaboração do Plano ESG marca o compromisso da DAE com o desenvolvimento de ações mais sustentáveis para atender melhor seus stakeholders”, explicou a gerente de Gestão Ambiental, Maria Carolina Hertel Dutra.
Durante o encontro foram apresentadas as etapas de desenvolvimento, materialidades e diagnósticos do Plano, que somam mais de 1600 horas de trabalho. “Tivemos a oportunidade de apresentar um plano bem estruturado, que irá impactar todas as partes interessadas da DAE”, refletiu o professor Edson Barbero, coordenador técnico da FIA e responsável pelo acompanhamento e desenvolvimento do projeto.
Elaborado em parceria com a Fundação Instituto de Administração (FIA), o documento servirá como diretriz para a empresa nos próximos cinco anos.
O diagnóstico apresentado destacou nove temas materiais a serem desenvolvidos, são eles: Acesso universal e equitativo ao saneamento e a segurança hídrica, Promoção do equilíbrio socioambiental, Resiliência Climática, Integridade, ética e transparência, Ambiente de trabalho seguro, saudável e inclusivo, Relacionamento com as partes interessadas, Gestão de riscos e crises, Desempenho econômico-financeiro e Gestão estratégica, Mudanças culturais e eficácia operacional. Para cada tema foram apresentados os compromissos, indicadores e iniciativas da empresa.
Ainda durante a reunião, a diretora superintendente de Gestão da empresa, Helen Cappelletti de Lima apresentou as ações já desenvolvidas nos primeiros cinco meses de gestão, com foco nas ações de sustentabilidade e no bem estar dos colaboradores da DAE. “Essa é uma gestão de escuta e participativa, que busca melhorias e a continuidade das estratégias de ESG”, declarou.
As bases ESG na DAE vêm sendo elaboradas desde 2023 com ações inovadoras para a empresa, como a criação do Comitê ESG e a adesão ao Pacto Global da ONU. Em 2024, sob coordenação da gerência de Gestão Ambiental, teve início a construção do documento, que contou com capacitações, encontros com os stakeholders entre outras ações de mapeamento.
Com a finalização do documento, o Comitê ESG da DAE agora dará início à implementação das estratégias elaboradas.
Com a finalização do documento, o Comitê ESG da DAE agora dará início à implementação das estratégias elaboradas. “Garantir a continuidade dessas ações é uma prioridade e para isso contaremos com o comprometimento de toda a administração, diretorias e equipes da empresa. Precisamos do envolvimento de nossos servidores para garantir a efetividade deste aspecto organizacional tão importante”, concluiu o diretor presidente da DAE, Luiz Roberto Del Gelmo.
Assessoria de Comunicação DAE Jundiaí
Fotos: DAE Jundiaí
Investimento tecnológico sustentável impulsionará emprego e renda em Jundiaí Publicada em 20/11/2025 às 15:00 Jundiaí recebeu representantes da Casa dos Ventos e da Ascenty, empresas reconhecidas nacional e internacionalmente por suas operações sustentáveis em energia renovável e infraestrutura tecnológica. A parceria entre as duas organizações garantirá à cidade a implantação de um novo empreendimento totalmente baseado em energia limpa e no uso de água de reuso, assegurando operação moderna, de grande porte e sem impactos ao abastecimento local. Logo na apresentação, as empresas reforçaram que toda a energia utilizada será 100% renovável, fornecida pela Casa dos Ventos, e que o sistema adotará circuito fechado de água tratada e reutilizada, eliminando a necessidade de captação adicional. O modelo já é referência no setor e se alinha às diretrizes ambientais do município. Mark Willian, Humberto Cereser, Cássia Carpi, Luciana Tango, Clécio Eloy, Gustavo Martinelli, Marcos Siqueira, ...
Comentários