Programa Guardiã Maria da Penha da GMJ monitora vítimas de violência doméstica e oferece Botão do Pânico para agilizar atendimento
Publicada em 04/04/2025 às 11:18
Desde sua criação, a Patrulha Guardiã Maria da Penha, programa da Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ) em convênio com o Ministério Público, já realizou mais de 3 mil atendimentos a mulheres com medidas protetivas. A iniciativa tem sido essencial no enfrentamento à violência doméstica, oferecendo suporte e proteção às vítimas.
“Com o programa, as mulheres têm se sentido mais seguras para denunciar seus agressores. As denúncias devem ser feitas pelo canal 153 da GMJ”, ressalta a subinspetora Adriana Camargo, chefe da equipe da GMJ, destacando o compromisso da corporação no combate à violência doméstica.
Além do monitoramento das vítimas, o programa também promove palestras gratuitas voltadas a empresas e instituições públicas e privadas, ampliando a conscientização sobre o tema.
Como funciona o programa Guardiã Maria da Penha
Os casos de mulheres com medidas protetivas são encaminhados pelo Ministério Público à GMJ, que passa a monitorá-las 24 horas por dia. A equipe realiza visitas periódicas às residências para garantir o cumprimento das medidas judiciais, além de patrulhamentos nas áreas próximas, inibindo qualquer tentativa de aproximação por parte do agressor.
Atualmente, a Patrulha Guardiã Maria da Penha acompanha 287 medidas protetivas ativas, garantindo fiscalização e apoio contínuo às mulheres atendidas. Somente neste ano, a GMJ já realizou 60 atendimentos a vítimas de violência doméstica.
Botão do Pânico: mais agilidade e segurança
Desde 2024, o programa conta com o Botão do Pânico, um aplicativo que permite às vítimas acionarem a GMJ com apenas um toque no celular.
Quando ativado, o alerta é imediatamente enviado ao Centro de Operações Táticas (COT) da GMJ pelo telefone 153, gerando uma tela com informações da vítima, sua localização e dados do agressor. Com isso, as viaturas recebem todos os detalhes necessários antes mesmo de chegar ao local, garantindo um atendimento mais rápido e eficiente.
“O guarda chega ao local já ciente da situação da vítima e do agressor, o que é fundamental para uma abordagem mais segura e eficaz”, explica a subinspetora Adriana Camargo.
Mesmo com essa ferramenta à disposição, no último mês apenas três alertas foram registrados pelo COT 153, demonstrando a importância do programa na prevenção e no acompanhamento contínuo das vítimas.
Para mais informações ou denúncias, a Guarda Municipal de Jundiaí atende pelo telefone 153.
Assessoria de Imprensa
Funss libera lista de contemplados em workshops de gastronomia Publicada em 19/11/2024 às 15:33 O Fundo Social de Solidariedade (Funss) divulga hoje (19), a lista com os nomes dos contemplados para cursos e workshops de capacitação em sua unidade. A pré-inscrição foi realizada pela internet, no dia 18 de novembro. O critério para a seleção e formação de turmas foi a ordem de envio do formulário Google. Confira a lista: Workshop de doces práticos e lucrativos Luciana Alves Borges Samara Renata Itamara Quaresma Gondim Mariza Duarte Laranja Patricia Bulisani Wurgler Buim Ana Paula Viotti Seixas L Adrielli Mantuani Rosalva Biliero Graziela Pistarini Helena Pereira Da Boa Ventura Elaine De Moraes Jaqueline Ferreira Barbosa Katia Cilene De Camargo Vanilda Nunes Dos Santos Daniele Cristina Do Prado Reis Rita Eli Zanin Miguel Sumaia Cristina Crecchi Barboza Sidney Vivian Mara Bulizani Lucato Rosângela Aparecida Longue Marques Maria Júlia De Morais Rizzieri Workshop de tortas Erika Harth Chu...
Comentários