Na feira livre da Vila Hortolândia, população recebe orientação sobre a dengue
Publicada em 03/04/2025 às 09:20
Após orientar a população sobre a necessidade da prevenção da dengue em mais uma ação casa a casa, a equipe da Clínica da Família Hortolândia realizou uma mobilização na feira livre do bairro.
Quem foi às compras, feirantes e pessoas que só passeavam, todos foram abordados pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACSs), que enfatizaram a importância da eliminação dos objetos que podem acumular água e do descarte correto de lixo e de inservíveis. Também foram reforçadas as orientações sobre os sintomas da dengue e sobre a rede de atendimento do Município. Uma barraca educativa completou a atividade, ampliando os conhecimentos sobre o ciclo do mosquito Aedes aegypti.
Os cuidados necessários para evitar a doença foram enfatizados
“Precisamos que as pessoas entendam que somente com a colaboração de todos, evitaremos novos casos. Outro alerta importante é sobre a gravidade da doença, que pode atingir todo mundo, independentemente da idade”, enfatizou a enfermeira Dândara Camargo.
O gerente da Clínica da Família, Leonard Cabral, também ressaltou que a ação é um reforço no trabalho que está sendo efetuado no território de educação em saúde. “Estamos atuando fortemente na conscientização das pessoas. Essa ação extramuro integra nossas iniciativas para chegar onde a comunidade está. É fundamental entender o que é a dengue, que a luta contra o Aedes é de todos nós”, completou.
O vigilante patrimonial Celso de Arruda fez questão de parar na barraca para mostrar para sua bisneta, Lorena Vitória, de quatro anos, como é o mosquito e como ele se prolifera. “Ensinamos em casa que é perigoso. Desde pequenas, as crianças têm que saber sobre a doença e entender os cuidados. Tenho dois amigos que estão afastados e em situação lastimável devido à dengue”, comentou.
O feirante Vanderlei Teodoro ficou atento às orientações, mesmo sabendo os cuidados que tem que ter e fazendo a sua parte. “Esse alerta é sempre bom. A maioria das pessoas ignora, mas tem muitas pessoas pegando. Eu já tive e sei o quanto é ruim”, acrescentou.
Arruda aproveitou para orientar a bisneta
Teodoro destacou a importância da ação
Cenário
De acordo com o último Boletim de Arboviroses, Jundiaí registra 1.897 casos de dengue, com uma morte. Desde janeiro, em todas as regiões da cidade, os trabalhos estão intensificados para o combate e controle da doença. Além das ações de vistoria nos imóveis para a verificação de possíveis criadouros do mosquito e orientação, foram ampliadas as iniciativas de educação em saúde, o trabalho de vigilância epidemiológica dos casos suspeitos, as campanhas na mídia e os mutirões de limpeza nas ruas e áreas verdes para a retirada de lixo e inservíveis descartados irregularmente.
Rede de Atendimento
A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) orienta que pessoas de todas as idades com febre, dor de cabeça, dores no corpo e articulações, manchas na pele, dor nos olhos, fraqueza e vômito, devem procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Clínicas da Família de seu bairro. O atendimento é de segunda a sexta-feira. A admissão para os procedimentos, que seguem o protocolo do Ministério da Saúde, é realizada até uma hora antes do fechamento dos serviços.
Pessoas com sinais de alerta para gravidade, tais como dor abdominal intensa, vômitos persistentes, sangramento de mucosas, náuseas e alteração de consciência, devem buscar os Pronto Atendimentos (PAs):
Ponte São João, das 7h às 19h (com fechamento dos portões às 18h);
Retiro, das 7h às 19h (com fechamento dos portões às 18h);
Hortolândia, atendimento 24h;
UPA Vetor Oeste, atendimento 24h.
Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ
Funss libera lista de contemplados em workshops de gastronomia Publicada em 19/11/2024 às 15:33 O Fundo Social de Solidariedade (Funss) divulga hoje (19), a lista com os nomes dos contemplados para cursos e workshops de capacitação em sua unidade. A pré-inscrição foi realizada pela internet, no dia 18 de novembro. O critério para a seleção e formação de turmas foi a ordem de envio do formulário Google. Confira a lista: Workshop de doces práticos e lucrativos Luciana Alves Borges Samara Renata Itamara Quaresma Gondim Mariza Duarte Laranja Patricia Bulisani Wurgler Buim Ana Paula Viotti Seixas L Adrielli Mantuani Rosalva Biliero Graziela Pistarini Helena Pereira Da Boa Ventura Elaine De Moraes Jaqueline Ferreira Barbosa Katia Cilene De Camargo Vanilda Nunes Dos Santos Daniele Cristina Do Prado Reis Rita Eli Zanin Miguel Sumaia Cristina Crecchi Barboza Sidney Vivian Mara Bulizani Lucato Rosângela Aparecida Longue Marques Maria Júlia De Morais Rizzieri Workshop de tortas Erika Harth Chu...
Comentários