FUMAS entrega 38 títulos de propriedade a famílias do Caxambu
Publicada em 31/01/2023 às 18:50
A Fundação Municipal de Ação Social (FUMAS) realizou na tarde desta terça-feira (31) a entrega dos títulos de regularização de 38 lotes regularizados na região do Caxambu. Eles pertencem a dois loteamentos diferentes, sendo 17 deles no loteamento ‘Pedro Leonardo’, e outros 21 no ‘Bico de Lacre’. As famílias aguardam pela regularização há mais de 20 anos e, durante este período, realizaram todas as exigências necessárias para garantir a entrega dos documentos.
“Nosso loteamento foi um sítio comprado e dividido em 1973 por um grupo de amigos professores do Colégio Técnico de Jundiaí. Entramos com o processo de regularização fundiária em 1999 e desde então estamos correndo atrás de todos os procedimentos necessários para a obtenção destes títulos”, comenta o morador Nelson de Oliveira, um dos “fundadores” do local.
“A entrega de hoje é fruto de um trabalho conjunto entre o Poder Público e os próprios moradores que mostraram disposição e cumpriram todas as exigências necessárias para a regularização. Vamos trabalhar para que os outros 186 loteamentos que aguardam a legalização também sejam atendidos”, afirma o prefeito Luiz Fernando Machado.
Prefeito Luiz Fernando discursa durante a entrega dos títulos de moradia no auditório do Paço Municipal
Luiz Fernando parabeniza as famílias pelo esforço para conseguir a regularização
“O processo de regularização realmente costuma ser demorado, principalmente por conta das exigências técnicas das leis municipal e estadual. A regularização fundiária é uma solução ambiental, urbanística e jurídica, e deve atender a todos estes quesitos. No loteamento Bico de Lacre, por exemplo, foi realizada a obra da nova rede de esgoto, que é uma das exigências obrigatórias”, comenta Clóvis Pinhata, diretor do Departamento de Regularização Fundiária da FUMAS.
A partir da aprovação da Lei n° 9807 de agosto de 2022, cuja FUMAS passa a ser a responsável pelas aprovações dos projetos de regularização fundiária de REURB-E, foram aprovadas as regularizações de oito loteamentos, que somam 211 lotes, 20 sistema viários (ruas) e 19 áreas públicas, totalizando 249 matrículas individualizadas.
Com o novo texto, a lei municipal se alinha às leis estaduais e federais, e simplifica o processo de regularização. “Agora, a FUMAS é quem fica responsável pelas regularizações. A nova lei vem para desburocratizar o processo, uma vez que os regramentos municipais são mais simples, facilitando e agilizando todos os trâmites para que os loteamentos passem a ser legalizados” explica o superintendente da FUMAS, José Galvão Braga Campos, o Tico.
Foto geral: moradores pousam com o título de regularização nas mãoes
Títulos de moradia são entregues no auditório do Paço Municipal
Assessoria de Imprensa
Fotos: fotógrafo da PMJ
Exposição ‘Bifurcações Extravagantes’ acontece de 9 a 11 de janeiro no Espaço Expressa Publicada em 09/01/2026 às 09:00 O Espaço Expressa de Jundiaí será palco, de sexta a domingo (9, 10 e 11 de janeiro), da Exposição “Bifurcações Extravagantes”, da artista Lima Bo. O evento conta com apoio da Prefeitura de Jundiaí, através da Secretaria Municipal de Cultura (SMCULT), tem entrada gratuita ao público e reúne um conjunto de 10 obras, entre esculturas, pinturas, colagens digitais e vídeos, concebidas a partir de investigações sobre memória, tempo e matéria. A mostra propõe um percurso sensorial e poético em que corpo, território e palavra se entrelaçam, convidando o público a experimentar o espaço como quem atravessa uma paisagem em movimento. Exposição da artista Lima Bo vai até 31 de janeiro no Espaço Expressa, com entrada gratuita ao público Inspirada no verso de Fernando Pessoa, “Afinal, a melhor maneira de viajar é sentir”, em diálogo com o poema Paisagem Vestida, Lima Bo constrói...
Comentários