Zoonoses realiza vistorias contra a dengue na Vila Rami
Publicada em 20/02/2023 às 16:22
Agentes de endemias e agentes comunitários de saúde estiveram na manhã desta segunda-feira (20) na região da Vila Rami para vistoriar os imóveis residenciais e estabelecimentos comerciais a fim de conscientizar moradores e buscar possíveis focos do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. A região foi apontada na avaliação de densidade larvária com alto risco para ocorrência das arboviroses.
A residência da dona Sônia Helena Belgini foi uma vez que recebeu a visita dos agentes. Ela reclama de uma incidência muito grande de mosquitos e pernilongos, agravada por conta de um terreno que faz divisa com o fundo da sua casa. Não foi encontrado nenhum foco de reprodução do mosquito.
Sonia explica para os agentes a sua situação em relação aos mosquitos
Também foi visitada uma borracharia, que possui uma armadilha com água e veneno para impedir que as larvas do mosquito da dengue se desenvolvam. A cada 15 dias o recipiente é averiguado, sua água é trocada e as larvas são levadas para análise.
Para evitar os riscos, a Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM), orienta a verificação sistemática dos quintais da residência, para o descarte correto de materiais inservíveis que possam acumular água, realizar a limpeza com água, bucha e sabão dos bebedouros dos animais, eliminar os pratos de vasos, além da verificação dos ralos, calhas e caixas d´água para evitar que estejam abertas ou entupidas. No caso dos ralos, o uso de telas também colabora para evitar o acesso dos escorpiões para o interior do imóvel.
Agente explica o funcionamento e manutenção da armadilha para controle de larvas
Boletim
De 01 de janeiro a 16 de fevereiro de 2023, foram 260 casos notificados de dengue. 24 deles foram confirmados, sendo 3 autóctones e 21 importados. 42 estão aguardando resultado e foram outros 194 negativos e descartados. Não há casos confirmados de Zyka ou Chikungunya.
Assessoria de Imprensa
Funss libera lista de contemplados em workshops de gastronomia Publicada em 19/11/2024 às 15:33 O Fundo Social de Solidariedade (Funss) divulga hoje (19), a lista com os nomes dos contemplados para cursos e workshops de capacitação em sua unidade. A pré-inscrição foi realizada pela internet, no dia 18 de novembro. O critério para a seleção e formação de turmas foi a ordem de envio do formulário Google. Confira a lista: Workshop de doces práticos e lucrativos Luciana Alves Borges Samara Renata Itamara Quaresma Gondim Mariza Duarte Laranja Patricia Bulisani Wurgler Buim Ana Paula Viotti Seixas L Adrielli Mantuani Rosalva Biliero Graziela Pistarini Helena Pereira Da Boa Ventura Elaine De Moraes Jaqueline Ferreira Barbosa Katia Cilene De Camargo Vanilda Nunes Dos Santos Daniele Cristina Do Prado Reis Rita Eli Zanin Miguel Sumaia Cristina Crecchi Barboza Sidney Vivian Mara Bulizani Lucato Rosângela Aparecida Longue Marques Maria Júlia De Morais Rizzieri Workshop de tortas Erika Harth Chu...
Comentários