Raiva: Visam identifica morcego positivo no Gramadão
Publicada em 01/02/2023 às 12:44
O primeiro caso de morcego positivo para raiva em 2023, em Jundiaí, foi identificado pela Vigilância em Saúde Ambiental (Visam), no dia 16 de janeiro, no bairro Gramadão. Após a identificação, todos os moradores do entorno foram orientados sobre a importância da vacinação antirrábica dos animais de estimação e cuidados necessários em caso de nova localização de morcego.
De acordo com o veterinário e gerente da Visam, Luis Gustavo Grijota Nascimento, o morcego é um insetívoro, da espécie Myotis nigricans, recolhido de área de lazer de condomínio residencial localizado no bairro. “Os moradores receberam orientação sobre a ocorrência, bem como foram feitas as indicações para que os animais de estimação sejam vacinados contra a doença. Os morcegos são animais protegidos e essenciais para o equilíbrio ambiental”, comenta o veterinário.
Morcego insetívoro foi localizado em área de condomínios
Orientações
No caso de identificação de um morcego em situações não usuais, como no interior de residências, nos quintais, voando durante o dia, ou caídos no chão, a pessoa deve contatar imediatamente a Visam, pelos telefones (11) 4589-6340 e (11) 4589-6350 para recolhimento do animal.
Caso seja possível, a orientação é isolar o cômodo em que o animal foi encontrado e/ou imobilizá-lo, colocando sobre ele um anteparo como um balde, pote de sorvete, um pano ou uma caixa até seu recolhimento. Ninguém deve manusear os morcegos sem proteção – mesmo os encontrados mortos.
A vacina antirrábica está disponível gratuitamente na Visam, a partir de agendamento telefônico. A vacinação dos cães e gatos deve ser feita anualmente.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
Exposição ‘Bifurcações Extravagantes’ acontece de 9 a 11 de janeiro no Espaço Expressa Publicada em 09/01/2026 às 09:00 O Espaço Expressa de Jundiaí será palco, de sexta a domingo (9, 10 e 11 de janeiro), da Exposição “Bifurcações Extravagantes”, da artista Lima Bo. O evento conta com apoio da Prefeitura de Jundiaí, através da Secretaria Municipal de Cultura (SMCULT), tem entrada gratuita ao público e reúne um conjunto de 10 obras, entre esculturas, pinturas, colagens digitais e vídeos, concebidas a partir de investigações sobre memória, tempo e matéria. A mostra propõe um percurso sensorial e poético em que corpo, território e palavra se entrelaçam, convidando o público a experimentar o espaço como quem atravessa uma paisagem em movimento. Exposição da artista Lima Bo vai até 31 de janeiro no Espaço Expressa, com entrada gratuita ao público Inspirada no verso de Fernando Pessoa, “Afinal, a melhor maneira de viajar é sentir”, em diálogo com o poema Paisagem Vestida, Lima Bo constrói...
Comentários