Saúde recomenda vacinação contra febre amarela para viajar no Carnaval
Publicada em 07/02/2023 às 17:28
A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) disponibiliza nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Clínicas da Família a vacinação contra a febre amarela, com aplicação no horário das salas de vacina dos equipamentos. Nesta semana, o Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo reforçou a necessidade da imunização para quem pretende viajar no feriado de Carnaval para municípios paranaenses e mineiros que ficam na divisa com São Paulo, em razão das cidades estarem em alerta para casos da doença.
A indicação do Ministério da Saúde é de dose única para a população a partir de 5 anos. Para as crianças de 9 meses até 4 anos, são necessárias duas doses.
“A vacina contra febre amarela faz parte do Calendário Nacional de Vacinal, sendo aplicada na rotina. É importante que quem não tomou, procure pela dose. As pessoas que pretendem viajar, principalmente para as regiões com risco, devem fazer isso o quanto antes porque a vacina tem um período de 10 dias para criar anticorpos”, destaca a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, enfermeira Maria do Carmo Possidente.
Para a população a partir dos 5 anos, a dose é única
Nos anos de 2017 e 2018, Jundiaí enfrentou a circulação intensa do vírus de febre amarela silvestre, com a ocorrência de intensa epizootia (morte de macacos) e registros de apenas dois casos positivos da doença em humanos. A contenção da doença foi possível a partir da vacinação massiva realizada na cidade – a imunização alcançou marca superior a 100% da população -, além de bloqueios nas áreas verdes.
Neste ano, no dia 27 de janeiro, o Estado de São Paulo registrou o primeiro caso confirmado desde 2020. O registro foi em um homem, de 73 anos, morador de zona rural na cidade de Vargem Grande do Sul.
A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus transmitido por mosquitos vetores, e possui dois ciclos de transmissão: silvestre (quando há transmissão em área rural ou de floresta) e urbano. O vírus é transmitido pela picada dos mosquitos transmissores infectados e não há transmissão direta de pessoa a pessoa.
Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ e divulgação
Funss libera lista de contemplados em workshops de gastronomia Publicada em 19/11/2024 às 15:33 O Fundo Social de Solidariedade (Funss) divulga hoje (19), a lista com os nomes dos contemplados para cursos e workshops de capacitação em sua unidade. A pré-inscrição foi realizada pela internet, no dia 18 de novembro. O critério para a seleção e formação de turmas foi a ordem de envio do formulário Google. Confira a lista: Workshop de doces práticos e lucrativos Luciana Alves Borges Samara Renata Itamara Quaresma Gondim Mariza Duarte Laranja Patricia Bulisani Wurgler Buim Ana Paula Viotti Seixas L Adrielli Mantuani Rosalva Biliero Graziela Pistarini Helena Pereira Da Boa Ventura Elaine De Moraes Jaqueline Ferreira Barbosa Katia Cilene De Camargo Vanilda Nunes Dos Santos Daniele Cristina Do Prado Reis Rita Eli Zanin Miguel Sumaia Cristina Crecchi Barboza Sidney Vivian Mara Bulizani Lucato Rosângela Aparecida Longue Marques Maria Júlia De Morais Rizzieri Workshop de tortas Erika Harth Chu...
Comentários