Mutirão de cirurgias eletivas completa um mês
Publicada em 19/02/2023 às 08:00
Nesta terça-feira, dia 21, completa um mês desde a realização da primeira cirurgia realizada dentro do mutirão de cirurgias eletivas, anunciado pelo prefeito Luiz Fernando Machado no mês de dezembro. Desde então, 87 cirurgias já foram marcadas e 46 delas já realizadas, por meio de um convenio firmado entre a Prefeitura Municipal de Jundiaí e o Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV).
A primeira paciente do mutirão foi a dona Ana da Silva, 82 anos, moradora do Bairro Jundiaí Mirim. No dia 21 de janeiro, ela realizou a cirurgia de prótese de quadril no Hospital Universitário, que é um dos hospitais conveniados por meio do HSV. “A recuperação dela está sendo muito boa. Cinco dias depois da cirurgia ela passou por reavaliação médica, retirou os pontos, fez curativos e recebeu todo o cuidado. Depois de 15 dias, fez nova reavaliação, com exames, inclusive de raio-x. O médico disse que ela está indo muito bem. Já conseguiu retirar o andador e usa apenas o apoio de muleta”, relata o filho Abílio Acciari Junior, 54 anos.
Dona Ana da Silva, 82 anos, moradora do Bairro Jundiaí Mirim, foi a primeira a passar pelo mutirão
Ao ver a mãe se recuperando, a família está muito animada. “Somos em dois filhos, ela tem quatro netos e um bisneto. Ela já fica em pé sozinha, ainda tem um pouquinho de dificuldade para andar, mas já toma banho sozinha, faz tudo sozinha. É um ganho importante para a qualidade de vida dela e, principalmente, para o convívio com os netos”, comemora o filho.
“Temos acompanhado a evolução das cirurgias. As que tinham uma maior fila de espera são relacionadas a ortopedia, por isso, demos início ao mutirão com essa especialidade. Nossa meta é abranger todas as especialidades, como as gerais, urológicas, circulatórias, do aparelho digestivo e outras mais, contemplando as cirurgias eletivas de baixa e média complexidade. Vamos equalizar a fila de espera que foi fortemente agravada nos momentos mais agudos da pandemia Covid-19”, reafirma o prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado.
Para a realização das cirurgias, os pacientes passam por uma bateria de exames. “Tomamos todo o cuidado de marcar uma consulta com o paciente em nossos Ambulatórios de Especialidades e Ortopedia para que haja uma reavaliação do caso e os exames mais recentes sejam analisados pelo médico. Caso haja algum exame desatualizado, é providenciado para que seja refeito. A partir do exame, é feita nova consulta. O paciente estando apto para a cirurgia, o procedimento é marcado”, explica o superintendente do HSV, Matheus Gomes. A expectativa é atender a 3 mil pacientes que estão em fila para procedimentos cirúrgicos, a partir de nova avaliação, até o final deste ano.
DESCRIÇÃO DA IMAGEM: idosa é levada em cadeira de rodas para o centro cirúrgico no Hospital Universitário
Dona Ana Silva foi a primeira paciente do Mutirão de Cirurgias eletivas
“A organização do Mutirão, com investimento de R$ 20 milhões recebidos do governo do Estado, garante a agilidade no atendimento para quem estava esperando por um procedimento. Durante a pandemia, o São Vicente recebeu todos os pacientes da doença e as cirurgias ficaram suspensas. Com planejamento, conseguimos oferecer o pacote cirúrgico completo”, detalha o gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Tiago Texera.
Nos últimos dois meses o HSV tem realizado em média 655 cirurgias mensais, especialmente as de alta complexidade, média de 22 cirurgias diárias. O Hospital também está viabilizando algumas adequações para que em curto prazo possa realizar as cirurgias de média complexidade e que fazem parte do mutirão.
Assessoria de Imprensa/HSV
Fotos: Fotógrafos PMJ
Funss libera lista de contemplados em workshops de gastronomia Publicada em 19/11/2024 às 15:33 O Fundo Social de Solidariedade (Funss) divulga hoje (19), a lista com os nomes dos contemplados para cursos e workshops de capacitação em sua unidade. A pré-inscrição foi realizada pela internet, no dia 18 de novembro. O critério para a seleção e formação de turmas foi a ordem de envio do formulário Google. Confira a lista: Workshop de doces práticos e lucrativos Luciana Alves Borges Samara Renata Itamara Quaresma Gondim Mariza Duarte Laranja Patricia Bulisani Wurgler Buim Ana Paula Viotti Seixas L Adrielli Mantuani Rosalva Biliero Graziela Pistarini Helena Pereira Da Boa Ventura Elaine De Moraes Jaqueline Ferreira Barbosa Katia Cilene De Camargo Vanilda Nunes Dos Santos Daniele Cristina Do Prado Reis Rita Eli Zanin Miguel Sumaia Cristina Crecchi Barboza Sidney Vivian Mara Bulizani Lucato Rosângela Aparecida Longue Marques Maria Júlia De Morais Rizzieri Workshop de tortas Erika Harth Chu...
Comentários