Prefeitura apresenta balanço da Operação Noites Frias em 2022
Publicada em 11/12/2022 às 08:02
A Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) apresentou, nesta semana, o balanço deste ano da Operação Noites Frias, formato de intensificação de equipes nas ruas para abordagem e oferta de acolhimento em abrigos para a população em situação de rua durante as noites e madrugadas cujas previsões indicam temperaturas iguais ou inferiores a 13° C.
A apresentação foi realizada no auditório da Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot para as equipes que compõem a rede socioassistencial de atendimento à população em situação de rua (Rede Pop Rua), como o Centro Pop, as Organizações da Sociedade Civil (OSC) parceiras da Prefeitura para execução dos serviços, outras Unidades de Gestão da Prefeitura, forças de Segurança – como a Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ) e Polícia Militar – e entidades do segmento convidadas.
Este ano a Operação foi realizada em 97 noites, de modo descontínuo, entre 15 de abril e 07 de novembro. Nesse período, mais de 1,6 mil pessoas diferentes foram acolhidas, totalizando-se 4,6 mil acolhimentos (pernoites). Esses e outros dados são indicadores importantes para o planejamento de políticas públicas para o segmento e para a realização da Operação nos próximos anos.
O gerente do Centro Pop, João Guilherme Santos, fez a apresentação para a Rede Pop Rua
A partir de declarações espontâneas dos abordados, constaram-se dados como: 44% estavam no Município há menos de um mês, e outros 9% de um a três meses, totalizando mais da metade do total. Mais de 72% dos acolhidos disseram ter escolhido vir a Jundiaí por causa da Operação ou por saberem da oferta de acolhimento e 18% pela busca de emprego e moradia.
Já sobre os principais motivos para permanência em situação de rua, os mais indicados foram, em ordem decrescente, desemprego (30%), drogadição (26%), desavença familiar (25%) e alcoolismo (15%).
“São poucos os Municípios do País que contam com uma rede com este tamanho e comprometimento para o atendimento à população em situação de rua. Por isso o intuito desta apresentação é celebrar o trabalho desenvolvido e dar as condições e respaldos institucionais importantes para que as equipes possam desempenhar seu trabalho nas ruas, já que estamos falando de pessoas que cuidam de pessoas”, comentou a gestora da UGADS, Maria Brant, em agradecimento aos presentes.
A apresentação dos dados ficou a cargo do gerente do Centro Pop, João Guilherme Santos. “A Operação chega ao seu quarto ano de realização, com a felicidade de não apresentarmos óbitos em decorrência do frio. Este ano pudemos contar ainda com importantes novidades, como o fato de o Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) ter passado a funcionar 24 horas e a entrega também de águas aos abordados, que reportavam dificuldade de acesso a água potável à noite”, comentou.
Outro destaque foi o investimento em recâmbio responsável do abordado à origem sempre que identificado familiar ou responsável que se responsabilize pelo acolhimento. “Durante a Operação, todos os anos, efetivamos em média 1200 recâmbios. Mais próximo de sua família e de sua rede de apoio é mais fácil o processo de saída das ruas”, comentou João Guilherme.
Também foi apresentado à Rede a um documentário em vídeo e fotos produzido e editado pelos servidores do Centro Pop Lino Brito e Renato Zanotte durante as noites de Operação deste ano. O material audiovisual integra um trabalho desenvolvido pela equipe que trará ainda outras propostas, como exibições e mostra fotográfica.
Participantes assistiram ao final ao documentário produzido pela equipe com imagens da Operação deste ano
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
Funss libera lista de contemplados em workshops de gastronomia Publicada em 19/11/2024 às 15:33 O Fundo Social de Solidariedade (Funss) divulga hoje (19), a lista com os nomes dos contemplados para cursos e workshops de capacitação em sua unidade. A pré-inscrição foi realizada pela internet, no dia 18 de novembro. O critério para a seleção e formação de turmas foi a ordem de envio do formulário Google. Confira a lista: Workshop de doces práticos e lucrativos Luciana Alves Borges Samara Renata Itamara Quaresma Gondim Mariza Duarte Laranja Patricia Bulisani Wurgler Buim Ana Paula Viotti Seixas L Adrielli Mantuani Rosalva Biliero Graziela Pistarini Helena Pereira Da Boa Ventura Elaine De Moraes Jaqueline Ferreira Barbosa Katia Cilene De Camargo Vanilda Nunes Dos Santos Daniele Cristina Do Prado Reis Rita Eli Zanin Miguel Sumaia Cristina Crecchi Barboza Sidney Vivian Mara Bulizani Lucato Rosângela Aparecida Longue Marques Maria Júlia De Morais Rizzieri Workshop de tortas Erika Harth Chu...
Comentários