Na ONU, Brasil vota para condenar invasão russa à Ucrânia
Em reunião nesta sexta-feira (25/2) do Conselho de Segurança, Brasil se posicionou pela primeira vez sobre conflito. O presidente Jair Bolsonaro não se pronunciou até agora sobre o assunto.
O Brasil foi um dos 11 países a votar nesta sexta-feira (25/2), no Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU), para condenar a invasão da Rússia à Ucrânia.
Até agora, o Brasil não tinha uma posição evidente sobre a invasão. O presidente Jair Bolsonaro ainda não se pronunciou sobre o assunto e, na quinta-feira (24), desautorizou seu vice-presidente Hamilton Mourão — que havia dito anteriormente que o país não estava neutro na questão e sim era contrário à invasão.
Em uma transmissão ao vivo nas redes sociais, Bolsonaro afirmou que "o artigo 84 diz que quem fala sobre esse assunto é o presidente".
No Conselho de Segurança, o Brasil foi representado pelo embaixador do país na ONU, Ronaldo Costa Filho.
"Vivemos circunstâncias sem precedentes de ameaça à ordem internacional e de violação à Carta das Nações Unidas", afirmou o embaixador brasileiro.
"Estamos profundamente preocupados com a decisão da Rússia de engajar tropas em operações militares em terra e com a perda de vidas e perigos à população civil."
O Conselho de Segurança tem 15 membros: 5 permanentes, que têm poder de veto; e 10 não permanentes, que é o caso do Brasil. Nesta sexta-feira, 11 dos membros votaram para repreender a invasão russa. Índia, China e Emirados Árabes se abstiveram e a Rússia, sem surpresas, vetou a resolução, já que é membro permanente.
Para uma resolução ser aprovada, são necessários nove votos — isso sem considerar, claro, o poder de veto dos países.
Funss libera lista de contemplados em workshops de gastronomia Publicada em 19/11/2024 às 15:33 O Fundo Social de Solidariedade (Funss) divulga hoje (19), a lista com os nomes dos contemplados para cursos e workshops de capacitação em sua unidade. A pré-inscrição foi realizada pela internet, no dia 18 de novembro. O critério para a seleção e formação de turmas foi a ordem de envio do formulário Google. Confira a lista: Workshop de doces práticos e lucrativos Luciana Alves Borges Samara Renata Itamara Quaresma Gondim Mariza Duarte Laranja Patricia Bulisani Wurgler Buim Ana Paula Viotti Seixas L Adrielli Mantuani Rosalva Biliero Graziela Pistarini Helena Pereira Da Boa Ventura Elaine De Moraes Jaqueline Ferreira Barbosa Katia Cilene De Camargo Vanilda Nunes Dos Santos Daniele Cristina Do Prado Reis Rita Eli Zanin Miguel Sumaia Cristina Crecchi Barboza Sidney Vivian Mara Bulizani Lucato Rosângela Aparecida Longue Marques Maria Júlia De Morais Rizzieri Workshop de tortas Erika Harth Chu...
Comentários